O egito é uma país muito conhecido pelos seus desertos e pela sua história que não chega a nós de uma maneira política e social com é com outros países, mas sim de uma maneira mais mística e fantasiosa, principalmente por suas pirâmides, que por um lado, foram arquitetadas de uma maneira que impressiona até hoje e por outro são apenas grandes tumbas paras reis que eles acreditavam que um dia voltariam a vida.
Além disso temos em mente sempre os faraós que eram o equivalente a reis no antigo Egito, uma ideia bem rasa de como era mais ou menos a religião da época, catacumbas e armadilhas que vemos em filmes de grandes exploradores, além de, é claro, as múmias que cativam o imaginário popular como um monstro que é basicamente um zumbi enfaixado. Temos uma ideia muito mais fantasiosa do que real do Egito.
Como foi possível ver, toda a ideia que temos sobre o Egito é de uma coisa antiga, talvez popularizada até pelas suas passagens na bíblia. Mas sabemos pouco sobre o Egito atual, não conhecemos seus costumes e práticas e uma coisa muito importante é a sua moeda.
História sobre a moeda egípcia
O nome da moeda do Egito é Libra Egípcia e tem como seu código EGP, ela entrou em circulação em 1834, quando foi atrelada à libra esterlina, substituindo o piastre egipicio que era taxado pela composição de suas moedas que eram de prata e ouro. Atualmente a piastra é o nome da subdivisão da moeda egípcia, sendo que 1 libra egípcia vale 100 piastras, assim como é o real com o centavo respectivamente.
Importante lembrar que libra é o nome de mais de uma moeda, então é importante especificar qual libra é, sendo que existe também a libra esterlina, que também é conhecido como pound em inglês e é usada no reino unido. Os outros países que usam a libra como nome da sua moeda são Chipre, Líbano, Malta, Síria e Turquia, cada uma com o seu próprio valor e características próprias.
Valor da libra egípcia
Ao compararmos algo com a nossa moeda brasileira e com as moedas mais usadas mundialmente que são o dólar e o euro podemos ter uma noção da comparação entre essas moedas. 1 real vale quase 6 libras egípcias, já o dólar vale mais de 30 libras egípcias e por fim 1 euro vale algo entre 30 e 35 libras egípcias, valendo pouco mais do que o dólar.
Para isso devemos olhar para o salário mínimo em comparação ao custo de vida de se morar por lá. O salário mínimo no Egito é de 3 mil libras egípcias, sendo que isso é igual a mais de 500 reais, quase 100 dólares ou mais de 90 euros. Isso pode parecer pouco mas lembre-se que lá os custos são diferentes e podem ou não serem mais baratos do que esperamos, então vamos dar uma olhada.
Para termos de comparação, um apartamento com 3 quartos que não se localiza no centro de uma capital fica em torno de 4600 libras egipcias, isso vale menos de 800 reais, fica em torno de 150 dólares ou mais de 141 euros. Enquanto que 1kg de arroz vale 17 libras, quase 3 reais, o que é quase 60 centavos de dólar ou mais de meio euro.
Sendo assim, fica evidente ver que o salário mínimo no Egito não é proporcional aos gastos de se viver no país com o devido conforto..
Conversão de moedas
Agora que você sabe tudo sobre a libra egípcia, o próximo passo é realizar a conversão para a moeda do Egito, mas claro, esse passo é somente para aqueles que pretendem realizar qualquer que seja a movimentação monetária que envolva a libra egípcia e para isso é necessário procurar uma agência de câmbio para a realizar o serviço de conversão..
A MoneyGram Brasil é a empresa com maior destaque atualmente, visto todas as praticidades que ele proporciona para seus clientes, além de que transmite segurança, por ser uma empresa autorizada pelo Banco Central do Brasil para realizar esse serviço com o diferencial de ser totalmente online.