Ao decorrer de um ano, diversas pessoas realizam transferências de centenas de bilhões de dólares em remessas. Comparando aos outros tipos de pagamentos, esse designo é imensurável.
Está claro que, em qualquer lugar em que houver dinheiro, haverá também golpistas a espreita, que tentarão enganar as pessoas e obter seu dinheiro por meio de algum esquema de transferência de dinheiro. No ano de 2019, a fraude chegou nas transferências eletrônicas da América resultando em mais de US $200 milhões em perdas. Há diversas maneiras de proteger seu dinheiro, e esse é um dos cuidados mais cautelosos e precisos que a MNG Brasil possui para com seus clientes. Se preocupando sempre em protegê-los de qualquer tipo de golpe, com uma segurança criptografada para seus dados.
Veja a seguir mais sobre como evitar possíveis golpes e vazamento de dados!
Conheça os golpes mais comuns de transferências de dinheiro
À medida que você vai entendendo sobre as formas de golpes que acontecem – como roubo de crédito e fraudes de transferência eletrônica – os golpistas também estão aprimorando seus métodos. É por esse motivo que é extremamente importante entender as formas que os golpistas nos dias atuais fraudam o dinheiro suado de pessoas inocentes.
Veja a seguir os meios que os golpistas realizam seus golpes:
- E-mail: É uma das formas mais comuns pelas quais os golpistas tentam cometer fraudes. As mensagens recebidas, geralmente oferecem dinheiro, mas sempre exigem algo em troca. E no fim o dinheiro oferecido não está realmente lá;
- Loterias e sorteios: Os golpes nesse ano de 2021, estão cada vez mais chegando por meios de loterias e sorteios;
- Phishing: É um processo em que os criminosos podem fingir ser um funcionário do governo, agência de crédito ou até mesmo seu banco para conseguir informações sobre todos o seus dados financeiros.
- Golpes de compras: Há vários golpes de compras e o mais comum envolve a oferta de itens para venda online, sem intenção alguma de enviá-los.
- Institutos de caridades: Podem eles solicitar dinheiro para ajudar instituições carentes falsas. Esse tipo de golpe, costuma tirar proveito da boa vontade das pessoas.
- Familiares que sofreram “possíveis sequestros”: Esse é um dos mais utilizados já à um bom tempo. Eles ligam para parentes, afirmando ser um sequestrador e ter raptado algum familiar daquele tal parente na chamada. Isso para arrancar dinheiro.
- Golpe de imigração: Se por acaso, alguém ligara para você afirmando ser um oficial de imigração, não haverá problema algum em você desconfiar na mesma hora.
Sinal de alerta de fraude na transferência
Você pode realizar denuncias de fraudes e golpes à alguma agência confiável que combate esses tipos de ocorrências. Para ajudar você a evitar prolemas ou até mesmo perca de dinheiro, veja a seguir os sinais de alerta para manter em mente:
- Os fraudadores, costumam insistir em resolver tudo por telefone ou e-mail;
- Há existência de erros ortográficos ou problemas gravíssimos de gramática nas comunicações;
- Os golpistas solicitam o dinheiro antecipadamente. Geralmente, exigem com bastante urgência;
- O endereço de retorno é bastante estranho ou simplesmente não é conhecido;
- O valor solicitado, é bastante estranho ou inconsistente comparados aos pedidos anteriores;
- Os fraudadores exigem sigilo sobre o que você está fazendo e falando.
- Você é solicitado a usar cheques bancários eletrônicos ou outros fundos potencialmente não rastreáveis.
É necessário, saber reconhecer esses sinais de alerta, pois, é até uma forma de conseguir evitar possíveis golpes nas transferências. Outro ponto extremamente importante, é buscar uma agência que já possua um forte nome no mercado como a MoneyGram – MNG Brasil – que mencionamos mais acima. Seguir certas regras de forma consistente evitará que os fraudadores até mesmo realizem um contato inicial com você.