A partir de maio o mercado de trabalho nos Estados Unidos, melhorou bastante, porém ainda permanece muito fraco. Com 7,6 milhões de empregos a menos do que em fevereiro de 2020, antes do acontecimento do covid-19, um argumento para o presidente Joe Biden em suas negociações para seu gigante plano de infraestrutura.
A economia americana acrescentou cerca de 559.000 empregos em maio e o índice de desemprego se reduziu a 5,8%, informou o Departamento de Trabalho, em um contexto em que a vacinação em massa contra a covid-19 permitiu reaberturas e contratações nas empresas.
Nível de emprego pré-pandemia
Após um grande solavanco ocasionado pela crise do subprime, os Estados Unidos experimentaram uma situação de emergência em âmbito econômico.
A taxa de desemprego, que em maio de 2007 estava em seu menor nível desde maio de 2001, passou a apresentar um movimento de inflexão na tendência de baixa, pois era o início dos desdobramentos de uma das maiores crises do capitalismo.
Em outubro de 2009 a taxa de desemprego já havia mais que o dobro em relação a maio de 2007 e atingiu 10%, maior percentual desde o começo de 1983 em relação ao mercado de trabalho.
Ações de flexibilização da política monetária empreendidas pelo FED e política de estímulos fiscais vindos do governo central, acabaram atenuando impactos da crise e conduziram os Estados Unidos ao período mais longo de crescimento de toda a sua história, foram mais de 120 meses de crescimento ininterrupto.
Esse crescimento sustentado, levou a taxa de desemprego para patamares baixíssimos. Após atingir 10% em maio de 2009 o percentual de pessoas sem ocupação no Estados Unidos alcançou 3,5% em setembro e 2019, a menor taxa desde dezembro de 1969.
Trabalhos precários com baixo salário
Em relação a melhora do mercado de trabalho de tempo semi-integral e com vencimentos menores que aqueles vistos nos tempos de bonança da pré-crise do subprime.
O assunto foi amplamente debatido em revistas especializadas e até mesmo o governo demonstrou preocupação com o tipo de postos de trabalho que estavam sendo criados. O ex-secretário de trabalho dos Estados Unidos se pronunciava recorrente, para tratar dos rendimentos dos novos postos de trabalho.
Inclusive, foi esse um importante instrumento para garantir que mesmo diante do crescimento dos últimos anos a inflação permanecesse persistentemente baixa em relação ao mercado de trabalho.
Futuro do mercado de trabalho e ações corretivas
Jerome Powell – Presidente do Federal Reserve (FED) -, entende que a retomada em direção aos patamares para conquistar novamente antes desta crise, será bastante turbulenta, gradual e distendida. De posse disso, o FED se apressou em mudar alguns mecanismos de política econômica a fim de mitigar esses efeitos econômicos de longo prazo.
O FED com o intuito de melhoria no mercado de trabalho, estará sempre de olho no mercado e na atividade econômica.
Impactos no câmbio
O mercado financeiro certamente se beneficiará das recentes deliberações do Federal Reserve. Com a diminuição dos rendimentos dos títulos soberanos, a tendência é que haja ainda mais canalização de recursos para o mercado de capitais, que neste momento, já encontram-se em patamares históricos.
Essa propensão dos investidores pelo mercado de capitais poderá alterar a dinâmica de fluxo de capitais pelo mundo, principalmente em um ambiente onde se tem prevalecido o protecionismo econômico.
Mercado de trabalho para brasileiros
Além da importância de falar o idioma do país, é importante ter um currículo focado no mercado de trabalho norte-americano e contar com o visto adequado para assim, poder trabalhar de forma legal no país.
Mesmo o mercado de trabalho ainda um pouco instável, é possível encontrar vagas de trabalho para brasileiros nos Estados Unidos.
Pagamento de salário para brasileiros no exterior
Tanto para brasileiros como para empresas, no exterior, podem contar com empresas tanto para realizar como para receber pagamentos de salário de qualquer lugar do mundo. Com a MNG Brasil as transferências internacionais além de serem seguras e confiáveis, são realizadas de forma bastante rápida.
Conclusão
O mercado de trabalho, após pandemia, de fato não está tão estável ainda, embora haja muitas vagas de trabalho no mercado para diversos tipos de cargos. Pois com a pandemia devido ao covid-19, não apenas pessoas perderam seus empregos, como empresas faliram.
Porém, depois do ocorrido e com deliberações para normalização de trabalhos e vagas de empregabilidades, muitas empresas que conseguiram de alguma forma manter-se firme após essa grande turbulência, buscam novos funcionários.
Inclusive muitos dos brasileiros que decidem morar no exterior, conseguem encontrar algumas vagas de emprego nos Estado Unidos, mesmo após pandemia.