Sabemos que o mercado abrange diversos procedimentos que vão atuar de forma positiva e negativa na vida do cidadão, investidores e etc. Por isso precisamos entender o que é a taxa Selic e como ela afeta no nosso dinheiro, veja a seguir:

A taxa Selic é a famosa (Taxa Básica de Juros da Economia Brasileira). Por isso a mesma é usada frequentemente no mercado interbancário, para financiar operações diárias através do lastro dos títulos públicos federais.

O significado da Selic nada mais é que (Sistema Especial de Liquidação e Custódia, esses sistema é utilizado pelos bancários, para ser mais preciso o Banco Central, onde é controlado toda a emissão, compra e venda de títulos.

Os juros da taxa Selic são obtidos através da média ponderada dos juros, onde isso é praticado pelas instituições financeiras, as operações de empréstimos realizadas por essas instituições são lastreadas em títulos públicos e têm um dia útil de prazo. E a taxa selic é calculada diariamente e também divulgada pelo sistema.

Mas afinal, como a taxa Selic afeta no dinheiro?

É um fato que as oscilações diárias da taxa Selic tem relação direta com o dinheiro que utilizamos no dia-a-dia, pois afeta diretamente na inflação. O que é a inflação? A inflação é a medida do IPVA, que vai influenciar de certa forma na economia brasileira como um todo. A taxa Selic faz o controle da inflação que por sua vez reflete nos preços dos produtos das lojas, mercados e etc, onde ocorre o encarceramento do crédito que estimula a sua poupança, isso impacta diretamente na população que vai reduzir o seu poder de compra.

O Copom (Comitê de Política Monetária) atua pelo Banco Central e faz a determinação das variações diárias da taxa Selic. A meta principal desse comitê é conduzir a política econômica que fará esse controle da inflação.

Conheça os tipos de taxa Selic:

Taxa Selic Over

A Taxa Selic Over é feita através da média ponderada de todas as operações realizadas no sistema com a ajuda do lastro, e são obtidas através dos títulos públicos federais com prazo de 1 dia. As operações são feitas com a garantia dos órgãos públicos federais, portanto há a criação dessa taxa Over.

Taxa Selic Meta

A Taxa Selic Meta é considerada o principal método de taxar os juros da economia, pois esse procedimento é responsável pela regulamentação de todas as outras taxas representadas no país.

Quando ocorre a progressão da Selic Meta, o que de fato acontece é o aumento do custo do dinheiro, ou seja, ele é desvalorizado, isso impacta diretamente no mercado dos investimentos e influência de forma negativa na geração de futuros empregos e também outros parâmetros ligados aos sistema econômico.

Sempre que acontece a queda da Selic, isso é referente a Taxa Meta, que são definidas pelas reuniões periódicas do Comitê de Política Monetária.

A Selic afeta diretamente a economia do País?

Como podemos observar no decorrer desse artigo, a Taxa Selic tem ligação direta com o sistema de inflação do país, portanto impacta de maneira direta na economia do país, afinal, se a taxa Selic cai com ocorrência frequente, isso afeta em futuras gerações de empregos, alta no setor alimentício, produtivo e etc, com isso a população, investidores da bolsa de valores são drasticamente afetados por essa alta do mercado. Por isso concluímos que sim, a taxa Selic afeta diretamente a economia do país.

Cuidados com a Taxa Selic:

O mercado contém oscilações diárias, com a taxa selic não é diferente, os noticiários impactam diretamente na queda ou subida da Taxa Selic, por isso fique sempre atento ao mercado das operações, para saber o desenvolvimento do gráfico Selic, e saber a hora certa de investir seu dinheiro na economia do país, já que a inflação ocorre diariamente, cabe ao investidor saber o momento de aplicar o seu dinheiro.