Deseja enviar ou receber uma transferência de dinheiro para o exterior, mas não sabe como exatamente? A gente te explica em detalhes. Confira!
A MoneyGram é uma empresa que atua em diversos países ao redor do mundo fazendo remessas internacionais de dinheiro. Os serviços prestados são, em suma, dois: transferência em espécie ou transferência bancária. Dessa forma, a pessoa que está no exterior poderá levantar o dinheiro físico, indo pessoalmente até algum agente MoneyGram, ou poderá recebê-lo na sua conta corrente.
Mas como se dá esse processo de enviar e receber dinheiro por meio da MoneyGram, especificamente? Trataremos sobre isto aqui neste post. Boa leitura!
Enviar dinheiro ao exterior
Na Moneygram brasileira é obrigatório fazer a transferência internacional de valores por meio de um operador da própria agência. Ou seja, é preciso contactar a agência via site e deslocar-se até a agência mais próxima para que o procedimento seja realizado. Aqui em nosso site você pode encontrar a gente da MNG Brasil com facilidade.
A única possibilidade de pagamento é por moeda em espécie. Assim, você precisa levar toda a quantia que o seu destinatário precisa até o operador, juntamente com as documentações necessárias e preenchimento do formulário.
Os documentos necessários são:
- Para brasileiros: Carteira de Habilitação, ou Carteira de identidade + CPF (Cadastro de Pessoas Físicas);
- Para Estrangeiros Residentes no Brasil: Carteira de Habilitação ou Carteira de identidade de Estrangeiro;
- Para Estrangeiros do Mercosul (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela): Carteira de identidade do Estrangeiro ou Passaporte;
- Para Estrangeiros de outros países: Passaporte.
Também faz-se necessário o nome completo do destinatário, acompanhado pelo número do documento de identificação e a localização do mesmo.
Se estes documentos forem aplicáveis para o operador, você deverá, em seguida, preencher um formulário de envio. Entregue ao agente o formulário preenchido com os devidos recursos (incluindo eventuais taxas transacionais).
Por fim, você deverá guardar o recibo e compartilhar com o destinatário o número de referência de 8 dígitos que permite a retirada dos recursos.
Apenas desta maneira descrita acima você conseguirá efetuar a transferência para a pessoa que está localizada no exterior.
Receber de dinheiro do exterior
O primeiro passo de tudo deve ser o alinhamento de quanto você receberá em reais. Não se preocupe com a moeda. A MoneyGram faz toda a conversão para você. Caso você não saiba exatamente o equivalente em reais que você receberá, nossos agentes explicarão tudo em detalhes para você.
Ou seja, isso remete a um aspecto: procure uma agência da MoneyGram mais perto de você e oriente o seu destinatário também a procurá-la. Aqui em nosso site você pode encontrar a gente da MNG Brasil com facilidade. De ambos os lados.
Com isto em mente, leve os seguintes documentos para a MoneyGram:
- Para brasileiros: Carteira de Habilitação, ou Carteira de identidade + CPF (Cadastro de Pessoas Físicas);
- Para Estrangeiros Residentes no Brasil: Carteira de Habilitação ou Carteira de identidade de Estrangeiro;
- Para Estrangeiros do Mercosul (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela): Carteira de identidade do Estrangeiro ou Passaporte;
- Para Estrangeiros de outros países: Passaporte.
Vale ressaltar o documento de identificação pessoal deve conter foto. Além disso, faz-se necessário que você esteja portando o número de referência da transação. Solicite-a à pessoa que lhe enviou a transferência em dinheiro.
É fundamental que o nome no registro de transferência, informado pela pessoa que lhe enviou a transferência, deve corresponder exatamente ao nome que consta no seu documento de identificação oficial. Qualquer divergência poderá acarretará na não-autorização do seu pagamento.
Notifique o destinatário
Após a realização do procedimento, guarde o recibo que recebeu. Compartilhe com o destinatário o número de referência de 8 dígitos que permite a retirada do dinheiro proposto.
Quanto tempo demora para o destinatário receber o dinheiro?
O tempo de disponibilidade do dinheiro enviado depende do país de destino e está sujeito aos horários bancários, datas, feriados e ao cumprimento dos requisitos regulamentares locais.
Enfim… Enviar e receber dinheiro é mais fácil do que imaginamos.
Enviar e receber dinheiro do exterior é fácil. O ponto que deve haver mais atenção é a veracidade de todas as informações e documentos solicitados. Além disso, devemos dizer para você também que esses requisitos informados acima variam de acordo com o país remetente. Portanto, você deve perguntar ao seus agente da MNG Brasil para obter mais detalhes sobre os seus processos e procedimentos.
Para mais informações sobre transferências internacionais, contate a MNG Brasil! MNG Brasil: transferir e receber dinheiro nunca foi tão fácil!