O que é IBAN?
IBAN é um código padrão usado para identificar contas bancárias internacionais, é regulamentado pela ISO 13616 e registrado no SWIFT.
Foi criado em 1997 para facilitar as transferências bancárias entre países da União Europeia, e seu uso tem se expandido desde então. Hoje, a terminologia IBAN é usada em transações em 69 países / regiões.
No Brasil, as regulamentações para o uso do IBAN foram editadas em 2013 por meio da Circular do Banco Central nº 3.625. Portanto, todas as instituições financeiras devem fornecer este logotipo aos seus clientes quando solicitado, e também devem atender às transferências internacionais recebidas com a utilização do código.
Para que serve o IBAN?
Usando esse código padronizado, as instituições bancárias podem conduzir e registrar essas transações com mais facilidade. Para fazer uma transferência internacional, você precisa informar ao IBAN sua conta.
Pode obter este código contactando o seu banco, através de banca online ou online através do “gerador IBAN”, no qual avisa a sua agência e conta e seleciona o banco.
Vantagens do IBAN:
O IBAN surgiu na década de 1990 e mudou completamente o sistema de transmissão de dados bancários, mas não perdeu o código padrão do BBAN. O IBAN permite a identificação, interpretação e verificação em um único código. Este processo reduz os erros que podem estar associados a este tipo de transação, pois evita a intervenção manual.
Como o número IBAN é formado?
O número contém até 34 caracteres alfanuméricos e sua estrutura é a seguinte:
- Duas letras representam o país de origem do banco emissor da conta (código do país ISO 3166, duas letras, por exemplo, IE na Irlanda);
- Dois números que são uma chave de controle;
- Até 30 caracteres alfanuméricos, usados para identificar números de contas bancárias e comuns;
- Os códigos são diferentes entre os bancos e haverá bancos diferentes.
O que são os números e letras que formam o código IBAN?
Já sabendo o que é o IBAN, vamos explicar como ele é formado. O código é composto por, no máximo, 34 caracteres. No Brasil, a quantidade total de caracteres é 29. Veja um exemplo abaixo da Travelex Confidence junto ao Travelex Bank:
BR 08 11703662 00019 0000001001 C 1
- 2 caracteres identificam o código do País: BR
- 2 dígitos verificadores variando de 02 a 98: 08
- 8 números que identificam a instituição financeira: 11703662
- 5 números que identificam a agência bancária (sem o dígito verificador): 00019
- 10 números que correspondem à conta bancária do cliente (com o dígito verificador): 0000001001
- 1 caractere alfanumérico referente ao tipo de conta, conforme dicionário de tipos do Catálogo de Mensagens e de Arquivos do SFN: C
- 1 caractere relacionado à identificação do titular da conta seguindo a ordem da listagem de titulares: 1*
* sendo “1” para o primeiro ou único titular, “2” para o segundo titular, “A’ para o décimo titular, e assim por diante, utilizando os caracteres alfabéticos de “A” a “Z” (incluindo “K”, “Y” e “W”) para os proprietários a partir do décimo.
Como conseguir o código IBAN?
Além de pedir ao seu gerente de conta ou consultar a informação no seu Internet Banking, você também pode conseguir seu IBAN utilizando um gerador do código, como o disponível no site IBAN Generator.
Dessa forma, basta informar o número de sua agência, conta (com dígito) e escolher o seu banco.
Onde encontro o código IBAN?
Você pode encontrar seu código IBAN no banco online ou enviá-lo pelo gerente da sua conta bancária.
Além disso, você também pode usar um gerador de código online, como o disponível no IBAN Generator. Neste caso, é muito importante ter o número da agência, conta bancária (com número do cheque) e escolher o seu banco.
Como obter o IBAN correto?
A melhor forma de obter o IBAN correto para o seu negócio é entrar em contato com o banco de destino, pois o número corresponde ao número da conta de negócios internacionais, para que o banco sempre possa lhe enviar o código correto.
Para mais informações sobre transferências internacionais, contate a MNG Brasil! MNG Brasil: transferir e receber dinheiro nunca foi tão fácil!