Certamente algum dia na vida você já deve ter se perguntado, como fazer para enviar dinheiro para fora do país? E a resposta para realizar esse procedimento chama-se IBAN, mas o que é o IBAN?
O IBAN é uma sigla inglesa que chamamos de International Bank Account Number, que no português é conhecida por Número da conta do Banco Internacional. O IBAN tem esse significado pelo fato de que ele é reconhecido como o número internacional de identificação das contas bancárias. Ele é reconhecido na norma 13616 da ISO e oficialmente registrado perante a Society for Worldwide International Financial Telecommunication (SWIFT).
Esse órgão é administrado pelo Banco Central desde o ano 2013, através da identificação do IBAN que conseguimos fazer transferências internacionais, por isso empresas com instituições bancárias devem identificar o IBAN para os seus clientes, porém isso vai depender das demandas que o mesmo deseja.
Por isso fique atento ao conteúdo de hoje, pois abordaremos tudo sobre a identidade IBAN, acompanhe!
Veja como é composta a numeração da identidade IBAN:
Como já visto anteriormente, o IBAN é uma identidade natural que as instituições bancárias propõem aos seus clientes para que o mesmo consiga realizar procedimentos internacionais, como uma compra, viagem e etc. Observe a seguir como funciona a separação de cada caracter (numeração):
- 2 caracteres alfanuméricos que correspondem ao código do País;
- 2 dígitos verificadores, que estão na faixa de 02 a 98;
- 8 caracteres numéricos que se referem à identificação da instituição financeira (ISPB);
- 5 caracteres numéricos correspondentes à identificação da agência bancária (sem o dígito verificador);
- 10 caracteres numéricos que correspondem à numeração da conta bancária do cliente, incluindo o dígito verificador;
- 1 caractere alfanumérico referente ao tipo de conta;
- 1 caractere alfanumérico relacionado à identificação do titular da conta, seguindo a ordem da listagem de titulares. O “1” é usado para primeiro ou único titular, já o “2” para o segundo titular. “A” para o décimo titular, e assim por diante, usando os caracteres alfabéticos de “A” a “Z” para os titulares a partir do décimo.
Saiba qual a diferença entre IBAN e SWIFT:
O IBAN como já sabemos é o Número de identidade do indivíduo que deseja realizar uma compra fora do país, que é fornecida diretamente pelas instituições bancárias. Já quando estamos tratando sobre o SWIFT (Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais, isso traduzindo para o português) esse sistema tem como função conectar as instituições financeiras ao redor do mundo. Ela codifica as informações enviadas diretamente por uma rede que garante o sigilo e evita fraudes. Por isso os bancos contém cada um o seu próprio SWIFT, identificamos isso através da sua rede onde concluímos a transação de um banco para o outro.
Entenda importância do IBAN:
A identidade IBAN veio para facilitar a vida de muitos que almejam comprar virtualmente produtos do mercado exterior, graças a esse número, hoje diversas pessoas conseguem fazer isso facilmente de forma simples e prática, devido a esse grande avanço tecnológico que permite essa conexão com o outro lado do mundo facilmente. Vale ressaltar também que o IBAN veio também para facilitar a vida das pessoas que almejam realizar uma viagem internacional.
Conheça a empresa que te ajuda com as transações internacionais:
Se você busca realizar uma transação online, certamente a MoneyGram é a empresa certa para te ajudar com todos esses procedimentos, basta entrar em contato com qualquer um de nossos colaboradores que você será orientado sobre todos os passos para executar a sua transação bancária internacional.
Além dos serviços com transações bancárias, temos muitos procedimentos em relação ao mercado monetário, confira tudo em nosso site!
Caso tenha gostado do conteúdo apresentado, venha para a MoneyGram e torne-se nosso cliente, te ajudaremos com todos os procedimentos no mercado nacional e internacional.