O planejamento financeiro é uma organização de gestão financeira pessoal, projetada para fornecer proteção abrangente às necessidades pessoais, e é uma ferramenta poderosa para alcançar objetivos e sonhos a curto, médio e longo prazo.
Quanto mais cedo você começar a delinear seu planejamento financeiro, mais fácil será atingir seus objetivos. Por este motivo, neste artigo você irá conhecer 10 passos de como organizar seu negócio, veja:
- Defina suas ideias:
Além de abrir um negócio, você também precisa saber exatamente que tipo de negócio pretende construir. A atividade empresarial a realizar deve aliar as suas características e competências pessoais, o que é muito importante.
- Monte um plano de negócio:
Quando você tiver certeza de que a visão da sua empresa pode ser implementada, é hora de operar. Nesta fase, você terá a oportunidade de olhar para a empresa de várias maneiras: qual é o seu negócio, quais são as necessidades do seu cliente e o que você irá fornecer.
- Conheça seus clientes:
Para torná-lo lucrativo, você deve lembrar que entender seus clientes é essencial para fornecer-lhes as melhores soluções. Portanto, saiba quem são seus clientes e compreenda-os.
Dessa forma, além de descobrir como reter expectativas, você também poderá atender às suas expectativas e necessidades.
- Estude sobre seu negócio:
A formação profissional é essencial para qualquer negócio. Procure sua experiência de sucesso. O sucesso deixou sua marca. Não tenha medo de investir em cursos que irão aprimorar suas habilidades e melhorar seu desempenho. Nunca sabemos. Sempre há algo para aprender. Pesquise seu mercado e reaprenda. Não tenha medo de começar de novo. Não há necessidade de reorganizar seus projetos e planos. Avalie seu desempenho regularmente. Portanto, você verá se está desenvolvendo.
- Fique de olho na concorrência:
Obtenha informações comparativas regulares de outras empresas no mesmo segmento de mercado. Esta abordagem ajuda a incentivar as organizações a adotarem novas práticas e métodos para melhorar serviços, produtos e processos.
- Defina as estratégias de marketing:
Um bom plano de negócios deve sempre incluir uma estratégia de marketing proativa e baseada em pesquisas. Os principais fatores a serem considerados no plano de marketing são:
- Lançar novos produtos e serviços:
- lançar, aumentar o portfólio de produtos, etc.;
- Expanda o escopo do negócio: atenda a novos segmentos de mercado e regiões;
- Promoção da marca: criação e gestão da marca, com foco na agregação de valor;
- Método de venda: o processo de venda utilizado e os recursos e tecnologia utilizados;
- Método de entrega: venda cruzada, distribuição cruzada e outras estratégias de logística;
- Encontre novos clientes: marketing digital, publicidade offline e estratégias de relacionamento;
- Adequação de produtos e serviços: estratégias de gestão adaptativas às condições de mercado.
Cada meta de marketing deve ter um subconjunto de outras metas e ferramentas a serem alcançadas. Isso exigirá recursos como tempo e dinheiro.
- Separar as contas:
Especialmente para proprietários de pequenas empresas ou empresas familiares, as contas pessoais e as contas comerciais são misturadas.
Dessa forma, o empresário terá grande chance de utilizar recursos que poderão ser investidos na empresa para quitar suas despesas pessoais, causando problemas de controle financeiro e de balanço.
A melhor prática é abrir uma conta dedicada, definir um período específico para saque de fundos e ter um cartão de crédito empresarial. Além disso, criam um comportamento que permite aos empresários obter uma renda fixa do trabalho, o famoso trabalho manual.
Isso evita confusão sobre valor e torna as finanças mais organizadas.
- Tenha uma reserva de dinheiro:
Em algum momento, você pode ter um déficit de caixa. A sobrevivência da sua empresa pode depender de como você administra essas deficiências.
Se você começar com algum dinheiro em sua conta bancária, será mais fácil se concentrar no fluxo de caixa sem se preocupar com as deficiências.
Essa reserva (também conhecida como capital de giro) ajuda a “manter seus objetivos” nos momentos mais críticos e não abala sua organização financeira.
Aprender a calcular o capital de giro de uma empresa faz parte da gestão financeira e é essencial para prevenir emergências.
Não apenas isso. Se houver dúvidas sobre o empréstimo, é importante ter os números para saber se é o momento certo.
Classificar o fluxo de caixa e entender suas necessidades de capital de giro fazem parte da gestão financeira, permitindo que você execute mais operações a cada mês com maior segurança.
- Use ferramentas para melhorar a organização:
Várias ferramentas podem ajudar as organizações. Eles variam de automação de tarefas a métodos de gerenciamento. No segundo grupo, alguns deles são:
- Técnica 5W2H;
- Diagrama de causa e efeito;
- Análise SWOT;
- Ciclo PDCA;
- Brainstorming.
- Matriz GUT.
- Re-planejar se necessário:
O plano financeiro deve ser constantemente revisado. Tão importante quanto preparar um plano orçamentário, é monitorá-lo. Só assim é possível analisar métodos eficazes e revisá-los e ajustá-los se necessário.
Desta forma, a sua empresa terá definitivamente uma vida financeira saudável e terá sucesso!
Um truque é preparar um plano financeiro uma vez por ano. Isso incluirá o desenvolvimento de previsões de lucros e perdas para cada um dos próximos 12 meses. Além disso, você pode realizar uma pequena avaliação no final de cada mês. Portanto, é possível saber o que são despesas inesperadas e como evitá-las no futuro.