O mundos dos investimentos envolve muitos termos que podem ser um pouco difundidos e para muitos dos novos investidores, podem ser mais simples do que outros, mas é bem provável que o jovem investidor já tenha ouvido falar dos ativos reais e ativos financeiros.

Portanto, se você está iniciando no mundo do investimentos, é importante e necessário buscar de fato entender sobre os ativos financeiros. E para ajudar você à descobrir tudo sobre esse respectivo tema, é então que decidimos escrever este artigo, veja mais abaixo.

O que são ativos financeiros?

De forma simplificada, ativos financeiros são todos os títulos e contratos negociados no mercado de capitais e no mercado financeiro e que representam as propriedades ou obrigações dos investidores.

São adquiridos por meio de negociações, compra e venda, mas não são como o dinheiros que é um produto físico.

Os ativos são representados apenas por papéis e podem ser de natureza pública ou privada. Isso quer dizer que podem ser emitidos pelo Tesouro Nacional ou por uma empresa.

Esse termo é bastante conhecido pelos investidores e é um dos conceitos básicos para as pessoas que pretendem iniciar no mercado de investimentos.

É importante ressaltar, que os ativos só são considerados, de fato, ativos financeiros quando existem apenas como direito econômico e seu valor é obtido através de um direito contratual.

A posse de ativos financeiros pode gerar rendimentos através de meio ativos reais ou tangíveis. Ações de uma empresa, que podem ser adquiridos através da Bolsa de Valores, por exemplo, são ativos financeiros em que o rendimento é gerado pelo lucro da empresa.

Vantagens de investir em ativos financeiros

Investir em ativos financeiros pode ser algo bastante vantajoso pela variedade de opções de aplicações de capital. É possível investir em ativos financeiros de renda variável e renda fixa. Ou seja, é possível adequar o investimento de acordo com o seu perfil de investidor, seja um perfil que se arrisque ou um mais conservador.
Outro ponto importantíssimo, é que os ativos podem ser classificados em títulos públicos ou privados, por exemplo, com a finalidade de ter uma reserva financeira mais farta para viver de renda a longo prazo ou até mesmo para conseguir impulsionar o crescimento da sua própria empresa.

Exemplo de ativos financeiros

Há diversos exemplos de ativos financeiros que podem ser divididos entre ativos de renda fixa e renda variável.

Renda fixa

As mais conhecidas são a poupança, títulos públicos, fundos de renda fixa, debêntures, letras de câmbio, CRI’s e LCI’s e outros.

Renda variável

É possível citar: as ações, fundos de ações, fundos de mercado imobiliário, derivativos, ADR’s, COE’s, ETF’s, dentre outros.

Vale a pena investir em ativos financeiros?

Pode-se dizer que realmente, vale a pena investir em ativos, pois trata-se de um leque de opções bem abrangentes. Logo, é possível realizar a compra de ativos tanto em renda fixa como em renda variável.

Entretanto, é importante entender que cada ativo financeiro possui características diferenciadas, como a liquides, por exemplo.

investimentos e estudar com bastante atenção todas as opções para encontrar o seu perfil e objetivo de retorno.

Dica para investidores

É importante ser mencionado aqui para você novo investidor, uma dica super importante e necessária. Em casos de necessitar realizar, seja envios ou recebimentos de dinheiro do exterior, a MNG Brasil, será sua melhor aliada nessas horas.

Pois, além de ser uma empresa confiável, a MNG Brasil, é ágil na hora de realizar transferências de dinheiro. Sem falar que é uma empresa bastante utilizada por diversos investidores.

Conclusão

Como podemos observar, os ativos financeiros são bens ou direitos de uma pessoa ou empresa, e podem ser convertidos em dinheiro se existir um direito econômico obtido de direito contratual.

Logo, na prática pode-se dizer que os ativos financeiros são o resultado da compra ou aplicação em determinado tipo de investimento, seja renda fixa ou variável.