Com a educação financeira sendo cada vez mais difundida na internet através de canais no youtube ou sites financeiros, as pessoas conseguem entender um pouco mais sobre investimento no exterior.

Antes, as dificuldades com os trâmites burocráticos para você conseguir colocar seu dinheiro em aplicações no Brasil e no exterior eram grandes e demoradas, desestimulando as pessoas a se interessarem e forçando-as a desistir ou colocar em investimentos como a poupança, que é a aplicação mais simples e fácil de colocar o dinheiro, mas entrega rendimentos irrisórios e geralmente não vale muito a pena.

Por que ter investimento no exterior?

Se você já investe na bolsa de valores brasileira, a B3 e está procurando mais opções para investir e diversificar o seu patrimônio ou apenas está em dúvida do porquê investir no exterior, saiba que o Brasil representa menos de 5% do mercado de ações mundiais, enquanto que os Estados Unidos representa mais de 30% e é o maior mercado de ações mundial.

Enquanto que o Brasil está dando seus primeiros passos rumo a conscientizar a população sobre investimentos, com apenas 3% da população sendo investidora, nos Estados Unidos 55% dos adultos investem nas bolsas americanas. Além disso, as empresas americanas estão listadas a mais tempo e por consequência, são mais seguras e consolidadas em relação às empresas brasileiras e o mercado de ações americano movimenta muito mais dinheiro do que o brasileiro.

Por fim, o dólar é a moeda da economia mais desenvolvida do mundo e tem o potencial de se valorizar em relação ao real, que é o que vem acontecendo ao longo do tempo e provavelmente irá continuar acontecendo. Quando você tem investimento no exterior, você está investindo em dólar também, ou seja, além do potencial de crescimento das ações que você investir, haverá o potencial de crescimento do dólar, aumentando ainda mais o seu rendimento.

Quais são as bolsas americanas e o que seus índices representam

Diferentemente do Brasil, que possui apenas uma bolsa de valores, a B3, nos Estados Unidos há mais de uma, e vale citar as duas principais. Além disso, temos 2 índices das bolsas de valores americanas que vale citar, sendo de extrema importância para o mercado, pois são eles que indicam a direção geral dos ativos negociados.

NYSE (New York Stocks Exchange)

Vamos começar com a principal bolsa de valores dos Estados Unidos e do mundo, o NYSE, que fica sediado na famosa Wall Street, centro financeiro do mundo, e é onde se encontra as principais ações americanas, como a Coca-Cola, Pfizer, Johnson & Johnson, Disney, Ford, Uber, Nike, McDonald’s, entre outras. Possui um valor de mercado que supera 20 milhões de dólares, 14 vezes maior que o PIB do Brasil.

Nasdaq (National Association of Securities Dealers Automated Quotations)

É a segunda maior bolsa de valores dos Estados Unidos, reunindo gigantes mundiais da tecnologia e que você usa no seu dia a dia certamente. Está sediada na Broadway, também em Nova York. Em sua listagem de ações, você encontra Apple, Meta (Facebook), Alphabet (Google), Microsoft, Intel, Nvidia, Amazon, Netflix, entre outras grandes marcas.

Índice Dow Jones

O índice Dow Jones mede a cotação das ações de empresas que são principalmente líderes em seus setores, essa seleção de empresas costuma servir de parâmetro para o comportamento da economia americana. Nos últimos 5 anos, teve valorização de 54%. As empresas presentes neste índice que se destacam são: Visa, 3M, Apple, Boeing e Microsoft.

Índice S&P 500

Este é o principal índice das ações norte-americanas, ele mede as 500 maiores empresas dos Estados Unidos, contando as empresas da NYSE e Nasdaq. É o termômetro do mercado global de ações, utilizado como referência de rentabilidade em renda variável, sendo assim, ao analisar uma ação e verificar que a mesma consegue acompanhar ou até ultrapassar a rentabilidade do índice, significa em tese que se trata de uma empresa de boa qualidade. Algumas das empresas que compõem o índice, vale citar Tesla, Microsoft, Apple, Berkshire Hathaway (do lendário Warren Buffet), Amazon, entre outras gigantes. Nos últimos anos teve uma valorização de 72% em comparação, o Ibovespa (índice da B3) teve valorização de 56% nos mesmos 5 anos.

Qual empresa você pode procurar para dolarizar seus investimentos?

A MoneyGram Brasil  é considerada uma das melhores empresas para auxiliar você com a operação de câmbio de reais para dólares ou a moeda de mais de 200 países, para isso atuamos com os melhores profissionais com amplos conhecimentos sobre o mercado financeiro, todos à sua disposição para te conciliar com esse procedimento.

Fazemos todo o serviço desde a conversão da moeda para o país que você deseja, até o envio ao destinatário, portanto entre em contato conosco que te ajudaremos com todo o passo a passo. 
Caso você queira tirar qualquer dúvida, acesse nosso portal de atendimento nos canais que funcionam das 09h às 18h, via whatsapp, telefone ou e-mail com profissionais competentes e qualificados para responder suas dúvidas e evitar preocupações em relação ao seu dinheiro e você cuidar de seu investimento no exterior com tranquilidade.