Apesar da sua proximidade com o Brasil, se localizando aqui na América do Sul, é muito comum que ocorra um desconhecimento geral sobre o Chile, indo desde de a sua cultura, as roupas comumente usadas por seus habitantes, suas comidas típicas, entre outras diversas características que tornam cada sociedade única. Talvez o único senso comum sobre o Chile é que por lá se fala espanhol e que é cheio de montanhas.

É sempre muito bom tomar conhecimento sobre qualquer país, principalmente aqueles que por se localizarem próximos a nós tem parte da sua cultura compartilhada conosco. Por aqui vamos falar sobre algo muito importante, principalmente se você pretende viajar para lá, que é a sua moeda local, qual seu nome, qual a sua origem e qual o seu valor, tanto para câmbio quanto para quem vive por lá.

Qual o nome e a origem da moeda do Chile?

A moeda do Chile é o peso chileno e tem como código CLP, sendo essa a moeda oficial do país desde 1975. Quando se fala de moeda do Chile é muito importante especificar que o peso é chileno, isso porque existem várias moedas que tem peso como o mesmo nome, sendo elas as da  Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Filipinas, Uruguai, México e República Dominicana.

Mas o que todos esses países têm em comum? A resposta é muito simples, todos esses países foram colonizados pela Espanha. Durante o império espanhol a moeda que era usada era o real, sendo que uma peça muito comum era uma moeda que valia oito reales, sendo mais conhecida como “peso de ocho”, dando origem ao nome a moeda de diversos países pelo mundo que compartilham uma mesma história.

Qual é o valor real da moeda do Chile: Cotação e poder de compra dentro do próprio país.

Mais importante do que o seu nome e a sua origem é o valor de uma moeda, se compararmos as moedas mais usadas e a nossa própria podemos ver que dólar vale quase 800 pesos chilenos, já 1 real vale pouco mais de 150 pesos e por sua vez o euro vale um tanto a menos de 850 pesos. No entanto, o que realmente importa é como se vive dentro do país, sendo que o valor de uma moeda se mede pelo que ela pode comprar.

Primeiramente começamos pelo salário mínimo, sendo que atualmente o salário mínimo do Chile está em 337 mil pesos chilenos por mês, isso equivale a mais de 400 dólares, mais de 2 mil reais ou pouco menos de 400 euros. Mas isso por si só não mostra o poder de compra da moeda do Chile, para isso devemos ver qual é o custo de vida de quem mora por lá.

O aluguel de um apartamento que é só bom e não ótimo, com 3 quartos, fica por volta de 450 mil pesos chilenos todo mês, sendo mais de 550 dólares, quase 3 mil reais ou algo entre 500 e 550 euros. Só o aluguel já é consideravelmente maior do que o salário mínimo, o que, por óbvio, dificulta a vida de quem vive por lá.

E a alimentação não fica muito atrás, é difícil achar um prato que custe menos de 3 mil pesos chilenos, o que já representa quase 1% do salário mínimo. Sem exageros alimentares, você provavelmente gastaria algo por volta de 140 mil pesos chilenos, o que se aproxima da metade do salário mínimo e equivale a menos de 175 dólares, quase mil reais ou mais de 150 euros.

Como é possível ver, talvez a melhor opção para quem quer morar por lá seja ter uma boa quantidade de dinheiro antes de chegar lá ou então ir com a garantia de um trabalho que lhe renda um bom salário.

Serviço de câmbio

Para que qualquer pessoa possa realizar uma movimentação financeira para com o peso chileno, é necessário que se realize a conversão para a moeda chilena e para isso, você precisa contar com uma empresa segura para realizar esse serviço.

E a empresa mais segura para a realização da conversão de moedas do mercado, é a MoneyGram Brasil, visto que é uma empresa autorizada pelo banco central do Brasil para a realização desse serviço de forma totalmente online.

Afinal, a MoneyGram Brasil trabalha somente com a conversão de moedas?

Não, a MoneyGram Brasil é uma empresa especializada no setor de transferências internacionais e presta todos os serviços que permeiam uma transferência, que é o caso do serviço de câmbio.


Então, caso você queira realizar uma transferência para o Chile ou qualquer outro país, pode contar com a MNG Brasil, pois além de excelência em todos os processo da transferência, oferece as melhores taxas.