Ao converter reais em euros, é necessário entender a diferença entre transações comerciais e transações de viagens. O euro comercial é um termo usado para definir o valor de mercado do euro em relação ao real. Então, por meio de transações, incluindo importação e exportação, operações de instituições financeiras, etc., as transações são estabelecidas.
Já o euro turismo inclui o custo das taxas de câmbio comerciais (ou taxas de impostos). As transações de viagens são baseadas em negócios, mas uma certa margem é aplicada ao euro em relação ao real. Portanto, ele é usado por casas de câmbio, bancos, aplicativos online e a maioria das empresas de câmbio, não importa onde você compre euros, normalmente é necessário pagar esta taxa.
Como comprar euro?
Existem várias maneiras de comprar euros. Na maioria dos bancos tradicionais como Bradesco, Itaú ou Caixa Econômica, assim como nas casas de câmbio, você pode comprar moeda por meio de traveller’s cheques, cartões pré-pagos e dinheiro.
Normalmente, para comprar euros, pode ser necessário assinar um contrato de câmbio com um banco ou agência de câmbio, pagar com cartão de débito e liquidar o valor da taxa de câmbio vigente.
Na compra de euros, para além do orçamento, é importante estar atento ao custo dos serviços. Para saber exatamente quanto você tem que pagar, consulte o VET da transação.
Quais são os impostos cobrados na compra de euros?
Quem compra euros, é portador de cartão de débito ou paga com cartão de crédito no exterior nessa moeda ou pela Internet, deve pagar o valor do IOF (Imposto sobre Negócios Financeiros). A tarifa varia de acordo com a forma de compra:
Dinheiro: O IOF é de 1,1% do valor total da moeda comprada.
Cartão de crédito: O valor adquirido em euros é convertido em dólares americanos e o IOF ultrapassa 6,38% do valor comprado em dólares americanos.
Cartão de débito: O IOF do cartão de débito representa 6,38% do valor total do cartão de débito.
Quando comprar euro?
Infelizmente, é impossível especificar exatamente quando é a melhor época para comprar euros. Por exemplo, isso dependerá de muitos fatores, incluindo o tempo de viagem e a situação econômica do país.
Quem quiser comprar euros deve considerar o ambiente econômico e político do Brasil, pois essa instabilidade afetará o mercado de câmbio, gerando incertezas nos preços. Portanto, você já deve saber que este processo de aquisição de moeda não deve ser impulsivo, mas deve contar com pesquisas de preços.
No entanto, algumas dicas são fornecidas para ajudá-lo a economizar mais.O principal é o planejamento. Quanto mais rápido o plano avança, maior a possibilidade de se obter preços elevados.