Em um mundo tão globalizado no que vivemos é muito importante que se exista o câmbio para que seja possível a importação e a exportação de produtos seja por governos ou seja por empresas, o câmbio faz com que o banco central de um determinado país não controle o valor da moeda do seu país ao redor do mundo, fazendo com o que determine esse valor seja o uso ou o desuso da moeda ao redor do mundo.

Por conta disso, o valor de qualquer moeda do mundo é baseado na lei de oferta e demanda, o que faz com que os preços das moedas aumentem ou diminuam todos os dias, sendo assim é muito importante entender o que é o câmbio flutuante e como ele influencia no nosso dia a dia, não só isso, mas entender como o câmbio flutuante funciona ajuda a investir em diversos tipos de moedas por todo o mundo.

Como funciona o câmbio flutuante e para que serve?

O câmbio flutuante é justamente o oposto do câmbio fixo, enquanto que no câmbio fixo o banco central de cada país define o valor de sua moeda, no câmbio flutuante o valor é determinado pela lei de oferta e demanda, quanto maior a demanda maior o valor da moeda e quanto menor a demanda menor o valor da moeda, sendo assim uma moeda tem o seu valor definido pela sua usabilidade e pelo desejo das pessoas por aquela moeda.

Talvez o câmbio fixo possa te parecer atrativo, afinal, assim os valores são muito bem definidos e os preços dos produtos deixariam de ser afetados pela diferença atual da moeda onde o produto foi fabricado e da moeda de onde o cliente está comprando o produto. Mas a verdade é que o câmbio fixo não resolve um problema que o câmbio flutuante pode ser capaz de resolver.

E esse problema é justamente o déficit e o superávit dos países, em teoria o câmbio flutuante é capaz de resolver isso. A lógica é que se um país importa mais que exporta isso vai lhe causar um prejuízo, mas por falta da exportação, a moeda vai ser cada vez menos usada, o que dificulta que o país importa mais e fará com que a exportação fique tão barata para os outros países que esses vão optar por exportar desse país e não de outros.

Por outro lado, isso não garante que a exportação aumentará com certeza, já que as relações comerciais entre dois ou mais países não depende apenas dos preços dos produtos, não sendo um ciência exata e nem uma total garantia de que vai passar por cima do déficit do país, sem falar que caso a exportação esteja mais alta, a lógica é que o valor da moeda aumente pela alta demanda, sem controle que um país cresça mais que outros.

O que é o câmbio flutuante sujo?

Ao contrario do que o nome sujere, o cambio flutuante sujo não é algo ilegal e nem muito menos ruim necessariamente, esse nome se deve ao fato de que o ato é mexer no cambio flutuante de maneira não organica, já que a ideia do cambio flutuante é que ele se estabilize e se modifique de maneira totalmente organica, se baseando apenas em como as empresas e governos do mundo usam as moedas.

Como dito antes, não é garantia de que a lógica do câmbio flutuante vai funcionar, sendo assim em alguns casos é necessário que o banco central de um determinado país tenha que interferir no valor da moeda do país para que essa se estabilize e o país não entre ou tenha a possibilidade de sair de uma crise financeira, isso já aconteceu várias vezes no Brasil, incluindo o plano real, quando a moeda foi mudada para sair de uma crise financeira.

Onde é possível fazer a conversão de moedas?

Agora que você sabe o que é o câmbio flutuante, já tem uma noção maior de como investir comprando e vendendo moedas do mundo todo, mas para isso voce precisa de um serviço de conversão que seja rápido, seguro e com taxas super baixas. Nesse caso, tudo o que você precisa é da MoneyGram Brasil.