Em nosso dia a dia deparamos com diversas situações na área econômica, um exemplo muito comum é o juros, afinal quem nunca atrasou uma conta e quando resolveu pagá-la teve uma pequena taxa em cima do valor fixo. Portanto são situações recorrentes na vida da população, e no artigo de hoje iremos conhecer o que é o juros de mora, como calcula e a diferença entre esse tipo de juros e a multa.

O juros de mora é uma tarifa cobrada para compensar o atraso da conta que o consumidor deixou passar. E o juros de mora ele funciona proporcionalmente ao acúmulo de dias de atraso, ou seja quanto mais o devedor demora a pagar, isso vai se tornando uma bola de neve, pois o juros de mora vai aumentando frequentemente.

Como calcular o juros de mora?

Para realizar o cálculo do juros de mora, devemos considerar a taxa mínima de uma cobrança comum, ou seja, 1% do valor da dívida ao mês. Quando esse atraso da conta for menor que 30 dias, o cálculo é feito de forma proporcional, com isso a porcentagem obtida é de 0,0333% por cada dia que se passa, e esse valor é multiplicado pelo o original da conta. Veja o exemplo a seguir:

Cálculo do juros de mora

Para fazer o cálculo de juros de mora, considere que a taxa máxima dessa cobrança é de 1% do valor da dívida ao mês. Quando o atraso for menor do que 30 dias, o cálculo será feito de forma proporcional: 0,0333% por dia de atraso, multiplicado pelo valor da conta. Para ficar mais claro, vamos a um exemplo.

Suponha que temos uma dívida onde a nossa prestação gira em torno dos R $500,00 onde a taxa máxima de juros de mora, é de 1% ao mês. E o vencimento dessa prestação ocorreu no segundo dia do mês, porém só conseguiremos pagar essa dívida no dia 20. Então esse cálculo do juros de mora é feito dessa maneira:

500,00 x (1% ÷ 30) x 20 dias de atraso, isso dá um total de aproximadamente R $3,33.

Com isso, devemos pagar algo em torno de R $503,33. Pois são os R $500 + R $3,33 de juros de mora.

O valor parece pouco, mas não devemos nos deixar enganar pela aparência, pois além dessa taxa de juros de mora, os financiadores costumam aplicar outras cobranças além dessa pequena taxa, onde pode transformar a sua dívida em uma bola de neve.

Podemos citar diversos exemplos onde o juros de mora se enquadra, o mais comum em relação a ele é o cartão de crédito e o crédito pessoal.

Quando o cidadão atrasa o pagamento do cartão de crédito, o mesmo ainda poderá entrar no chamado crédito rotativo, e isso também cresce de acordo com o tempo passado, e seus juros de mora são considerados altíssimos. No ano de 2021 essa taxa foi registrada em torno dos 344% pelo Banco Central, essa foi uma das maiores taxas na história.

Diferença de multa e juros de mora:

Anteriormente observamos como obtemos esse cálculo do juros de mora, no entanto queremos entender como funciona essa diferença entre ele e a multa. Veja a seguir

A multa é controlada pelo código de defesa do consumidor, o que determina o ponto chave entre a diferença da multa e o juros de mora, está ligada na porcentagem em que obtemos o cálculo entre as duas, já vimos que no juros de mora isso é feito em uma porcentagem que gira em torno dos 1% ÷ 30, o número trinta representa a quantidade de dias no mês. Com relação a multa isso é feito da seguinte forma:

O devedor contém uma dívida em torno dos R $200,00 e de acordo com o código do consumidor a cada dia de atraso é aplicado uma pequena taxa de juros, supomos que essa dívida se estendeu do dia 2 do mês até o dia 20. O cálculo é feito da seguinte forma

E $200 x 2% = R $4,00 de juros na multa.

Na multa, diferentemente do juros de mora esse valor é cobrado em torno de 2%, por isso a taxa ficou um pouco elevada.

A multa e o juros de mora andam lado a lado, com isso esteja prevenido delas, para que isso não prejudique sua vida financeiramente.