As constantes altas nas moedas estrangeiras está associada à turbulência real e financeira levantou questões para aqueles que precisam comprar dólares americanos ou outras moedas estrangeiras para viagens ou compras únicas. Aqueles que não estão acostumados a investir em moedas estrangeiras podem ter dificuldade em acompanhar as tendências do mercado e saber quando usar as melhores cotações na hora certa sem perder dinheiro.
Ao comprar moeda estrangeira, seja à vista, cartão de crédito ou cartão de viagem, é importante considerar todos os custos envolvidos nas operações, considerando a transação desde a taxa de conversão, impostos e demais taxas de câmbio que afetam o preço final do preço.
Veja as principais taxas que influencia no valor da moeda estrangeira:
Taxa de câmbio: Os bancos e casas de câmbio usam taxas de câmbio turísticas para converter moedas. Ou seja, é cobrada uma margem sobre o valor da taxa de câmbio comercial, podendo a margem ser diferente em cada instituição. É importante verificar a margem cobrada por cada provedor para rastrear o valor mínimo.
Taxa Swift: Essa taxa não será cobrada quando você comprar dinheiro ou moeda de cartão. Mas esta é uma taxa cobrada para transferências bancárias internacionais: esta é uma taxa usada para pagar a comunicação entre bancos em diferentes países / regiões. Novamente, cada caso terá uma tarifa diferente, portanto, verifique com sua agência a tarifa a ser cobrada.
IOF: O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é um imposto federal cobrado na compra de moeda estrangeira. A taxa à vista é de 1,1%, enquanto a taxa de câmbio para cartões de crédito ou pré-pagos é de 6,38%.
Tarifa operacional: Normalmente é utilizado para o pagamento de taxas de câmbio, sendo que as taxas cobradas por cada instituição costumam ser diferentes, em geral as taxas cobradas por cada instituição são diferentes.
Taxa de entrega: Quando o comprador decidir recolher o dinheiro em casa, será cobrada uma taxa adicional.
Dicas para comprar moedas estrangeiras:
Escolha locais credenciados: Ao fazer uma compra, certifique-se de que a corretora ou bolsa com a qual você negocia pode operar neste mercado sob a aprovação do Banco Central do Brasil. Isso irá garantir a segurança de sua operação e evitar problemas no futuro!
Compre moeda estrangeira aos poucos: O conselho mais prudente dos especialistas financeiros é comprar moeda estrangeira aos poucos, em momentos diferentes. Dessa forma, é possível evitar a imprevisibilidade das taxas de câmbio.
Lembre-se de que o dia da semana também interfere. Por exemplo, na segunda-feira, após a abertura do mercado, a taxa de câmbio tende a se desvalorizar. O ideal é começar a comprar pelo menos dois meses (um ponto por semana) antes da viagem para atingir a média.
Separe dinheiro, defina a frequência de compra e siga uma estratégia de investimento regular. Por exemplo, se pretende viajar com 2.000 euros, pode investir 500,00 reais em cada moeda comprada até atingir o valor pretendido. Certifique-se de mudar tudo imediatamente ou antes da viagem.
O monitoramento da taxa de câmbio é necessário: Uma boa dica é usar aplicativos ou sites para monitorar as taxas de câmbio. Porém, vale ressaltar que, ao utilizar essas ferramentas, as taxas de juros devem ser realistas.