Os termos do mercado financeiro não fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas, portanto entendê-los pode parecer um desafio assustador, mas é mais fácil do que parece.

Portanto, separamos alguns termos utilizados no mercado financeiro,veja!

Rating:

Na economia, as empresas muitas vezes precisam levantar fundos para financiar novos projetos e até mesmo se tornarem autossuficientes. Essas empresas podem levantar fundos de várias maneiras.

Se forem instituições financeiras, podem emitir CDB, LCI, LCA e outros títulos privados. Conforme mencionado anteriormente, se não forem instituições financeiras, podem emitir títulos.

No entanto, como qualquer empresa, existe o risco de falência e não pode reembolsar o empréstimo.

Rating são classificações atribuídas a emissores por agências de classificação de crédito com base em sua capacidade de pagar dívidas.

Pode ajudar os investidores a compreender os riscos de emprestar para essas organizações.

Debêntures:

Os títulos negociáveis ​​registrados de dívida de médio e longo prazo, assinados em frente de credores em nome da empresa, neste caso chamados de debenturista.

CDI:

CDI é a abreviatura de Certificado de Depósito Interbancário. É um dos principais indicadores do mercado financeiro, muito próximo da taxa Selic. Além disso, também é usado como referência para determinar a rentabilidade de muitos investimentos de renda fixa.

O CDI também é a taxa de juros com que os bancos emprestam uns aos outros.

Taxa Selic:

A taxa Selic é uma abreviatura de Sistema Especial de Liquidação e Tutela. Esta é a taxa básica de juros do Brasil, e sua meta é definida pelo Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) a cada 45 dias.

Tem impacto direto sobre a inflação e o crédito, pois rege as taxas de juros no mercado interbancário.

Liquidez:

Liquidez é a facilidade com que um ativo deve ser facilmente convertido em dinheiro sem perder valor. Quanto mais rápido o ativo puder ser convertido em dinheiro, maior será sua liquidez.

O título do Tesouro Selic é um ativo que reflete bem o conceito de liquidez. Se você tiver fundos para investir neste título e solicitar o resgate, ele será depositado em sua conta no dia seguinte (desde que seja um dia útil).

Pelo contrário, a propriedade é um ativo de muito baixa liquidez, porque pode levar meses ou mesmo anos para alienar a propriedade.

Título:

Na terminologia básica dos mercados financeiros, não podemos deixar de citar o título. Esta é a definição de letras emitidas e vendidas pelo governo ou empresas privadas que pertencem ao mercado financeiro.

Default:

Quando o devedor deixa de pagar a dívida dentro de um determinado prazo, o credor declara falência.

IPO (Initial Public Offering):

Termo em inglês, traduzido pela primeira vez como a oferta pública de ações da empresa; as ações são emitidas no mercado primário.

IAN: Fornece várias informações empresariais, contábeis, de marketing e financeiras, bem como documentos jurídicos da história da empresa.
ITR: Emitir documentos jurídicos para dados contábeis trimestrais, bem como uma descrição abrangente da situação da empresa.

Prazo de vencimento:

A data de validade se refere à data em que o investimento é concluído e a receita é fornecida a você. O investimento de curto prazo refere-se a um investimento com um período máximo de 2 anos, um prazo médio de 2 a 5 anos e um investimento de longo prazo superior a 5 anos.

Este é um dos termos do mercado financeiro que você precisa conhecer e compreender, porque afeta suas decisões sobre as aplicações que atendem aos seus objetivos.