O cartão de crédito para quem vai realizar uma viagem para o exterior, serve como uma proteção contra imprevistos, um sinônimo de prevenção. Mas, será que vale mesmo a pena usar cartão de crédito no exterior?
Veja se seguir em detalhes, o porquê do uso do cartão, suas funcionalidades, vantagens e desvantagens e qual o meio melhor, mais rápido e seguro para não faltar dinheiro no exterior.
Cartão no exterior
Antes de pensar em realizar de imediato uma viagem internacional, antes de qualquer coisa, é necessário elaborar um bom planejamento financeiro. Nele, você deverá fazer toda uma previsão de gastos, análise de câmbio, cotação e compra de moeda estrangeira. Além disso, é recomendado e importante analisar a viabilidade da utilização do cartão de crédito no exterior.
O uso de um cartão de crédito internacional, pode ser uma excelente opção tanto para o turista quanto para quem viaja a negócios. No entanto, antes de pensar em optar por esta forma de pagamento, é importante conhecer quais são as vantagens e desvantagens de utilizar um cartão no exterior e os cuidados que devem ser tomados na hora do uso fora do país.
Vantagens do cartão internacional
Antes de realizar a viagem internacional, é importante verificar quais são as suas alternativas de pagamento e saque de dinheiro em território internacional. Além dos cartões pré-pagos, uma outra alternativa bastante utilizada são os cartões de crédito internacionais.
Uma das maiores vantagens desse modelo de pagamento, é que ele oferece a opção de saque em caixas eletrônicos de outros países, o que traz ao turista uma maior tranquilidade e segurança, pois não é preciso transitar com grandes quantias de dinheiro.
Outro ponto importante, está na praticidade do uso do cartão de crédito no exterior. Muitas pessoas preferem viajar com dinheiro em mãos, o que pode ser um sinônimo de insegurança, independente do país que estiverem visitando.
Uma outra vantagem do uso do cartão de crédito no exterior, é que o consumidor tem alguns incentivos como programa milhas, descontos em hospedagens, loja e restaurantes.
Desvantagens do cartão internacional
Em contrapartida às vantagens, há alguns pontos de atenção, principalmente relacionados às taxas e impostos associados a esse método de pagamento. Ao utilizar um cartão de crédito internacional, são cobradas as seguintes taxas.
- Impostos sobre Operações Financeiras (IOF): A alíquota do imposto incidente nas compras e saques internacionais é de 6,38%. Porém, estes valores variam de acordo com o tipo de operação de câmbio;
- Taxa de saque: De modo geral, as operadoras de cartões costumam cobrar uma taxa de saque, isso significa que toda vez que o consumidor utilizar o cartão para realizar um saque, deverá pagar uma taxa específica relacionada à essa operação;
- Taxa de câmbio: É uma outra taxa que impacta diretamente no uso do cartão. Neste caso, a cotação do câmbio só será encerrada no dia do pagamento do cartão, o que torna difícil saber qual será o valor gasto no final. Além disso, a instituição bancária cobra uma margem adicional, acima do câmbio praticado pelo mercado, o que representa um custo extra para o consumidor.
Afinal, cartão de crédito ou dinheiro?
Essa é uma dúvida bastante comum para quem vai realizar uma viagem para fora do país. De modo geral, com relação aos custos, a melhor opção sempre será o dinheiro.
O viajante possui a opção de comprar o papel moeda com antecedência, pesquisar preços e fazer um bom planejamento para a sua viagem, reduzindo o risco de sofrer qualquer tipo de imprevisto. Além disso, em determinados locais, o pagamento em dinheiro pode oportunizar ao viajante negociar descontos.
É por esse motivo que, para quem não deseja viajar com muita moeda em espécie e almeja evitar os custos extras do cartão de crédito, poderá enviar o seu dinheiro para uma conta bancária própria fora do país. Essa é uma excelente opção especialmente, se você pretende passar uma temporada no Exterior.
Uma forma de realizar esse tipo de procedimento de forma rápida e segura, é através da MNG Brasil, que permite que você envie dinheiro para o exterior com as menores tarifas.
MNG Brasil
Com a MNG Brasil, o cliente possui a opção de enviar e receber dinheiro do exterior de forma simples, com pouquíssima burocracia e a um custo menor do que o praticado pelos bancos tradicionais.
Um diferencial e uma das vantagens dessa plataforma está em seu cadastro, pois ele pode ser feito tanto por pessoas físicas quanto por jurídicas.
Conclusão
Mesmo o dinheiro sendo a melhor e mais segura opção para uma viagem ao exterior, é viável ter em mãos um cartão de crédito válido e pensar na estratégia de enviar dinheiro para o exterior usando uma conta bancária.
O cartão poderá cobrir e auxiliar qualquer tipo de despesa extra ou imprevista durante a sua viagem e a conta ajuda a economizar com as demais despesas. E para envios de dinheiro, não esqueça de utilizar a MNG Brasil como a melhor opção e a mais segura.