As transferências internacionais incluem remessas de um país para outro por meio de remessas eletrônicas. Por esse motivo, é necessário trocar a moeda de origem e de destino antes de fazer a transferência.
Tanto pessoas físicas quanto jurídicas (empresas) podem realizar a transferência internacional, mas devem apresentar os documentos exigidos pelo Banco Central do Brasil e comprovar o suporte financeiro necessário para essa operação. Muitas pessoas usam as transferências de dinheiro online para enviar dinheiro a parentes e familiares em todo o mundo. Essas operações são chamadas de “manutenção de residentes”. Para pagar cursos ou serviços de viagens no exterior, o envio de dinheiro online também é comum. A maioria das empresas usa transferências internacionais para importar produtos.
Para enviar dinheiro para o exterior (transferência internacional de dinheiro), os bancos costumam cobrar duas taxas.
O primeiro são as despesas administrativas, que são utilizadas para pagar as despesas operacionais resultantes. Esse índice geralmente varia entre 1,5% e 6% do valor total da transação.
O segundo é o custo de uso do sistema interbancário. Por exemplo, você pode comparar esta taxa com a taxa TED. Essa taxa geralmente é cobrada em dólares americanos e varia entre 20 e 60 dólares.
Além dessas duas alíquotas, há também o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) cobrado sobre a receita federal brasileira. Dependendo da natureza da transação, o IOF varia entre 0,38% e 1,1%.
Dependendo da natureza da operação, o envio online ou a transferência internacional pode levar dias ou semanas para ser concluído. Imagine que uma empresa precise importar uma máquina no valor de dez milhões de dólares. Além de pagar pelas capacidades financeiras da empresa, esta operação também requer uma série de documentos para provar sua precisão. Portanto, esse tipo de operação pode demorar mais. Para as operações que envolvem pessoas físicas e / ou pessoal com pequena quantia em dinheiro, a transferência geralmente ocorre em até dois dias úteis. Um dia é usado para enviar documentos e registro ao banco, e outro dia é usado para resolver o próprio negócio.
Em caso de emergência, é necessário agilizar as remessas internacionais, o ideal é por meio de boleto nominal da MoneyGram, sem a necessidade de conta em banco para o destinatário. Nesse caso, a transação é sempre realizada em dólares americanos, o pagamento é recebido na moeda local e podem ser feitas transações de até $3.000. O pagamento geralmente pode ser feito em até 10 minutos após a entrega.
Vale lembrar que as remessas internacionais somente podem ser realizadas por agentes autorizados pelo banco central a realizar negócios no mercado de câmbio, os quais fornecerão as informações documentais necessárias e realizarão as operações.