O envio e recebimento de dinheiro do exterior ficou mais fácil, principalmente com um grande número de serviços online, que podem ser transferidos com apenas alguns cliques.

A transferência internacional é a verdadeira conexão entre você e seus interesses. Se você não tiver uma assessoria específica, a tarefa de receber e enviar fundos para o exterior pode se tornar burocrática, demorada e cara.

Ideal para quem quer enviar dinheiro para pessoas que moram em outro país; quer pagar certas inscrições para cursos ou eventos estrangeiros; você precisa pagar ou receber taxas de importação e exportação, ou ainda está migrando para um novo país, E você deseja transferir ativos, está em busca de informações sobre as melhores alternativas para evitar perdas ou atrasos no pagamento.

Mas afinal qual é o limite para fazer uma transferência internacional?

O limite depende do método de transferência selecionado. O Banco Central (Bacen) estabeleceu algumas restrições que os bancos devem cumprir.

O banco central remete até U$10.000 para remessa internacional, ele só precisa dos documentos registrados na instituição financeira, como carteira de identidade, caixa de previdência e comprovante de endereço.

Para remeter mais de U$10.000, além dos documentos de registro, também deve ser apresentada a última declaração de imposto de renda ou outros documentos que comprovem a origem dos recursos. Além desses documentos, o banco que realizará a operação também poderá solicitar formulários de cadastro e cartões de pedido. No entanto, os dois últimos podem variar de acordo com as políticas de compliance de cada instituição financeira.

Problemas de limite afetarão os documentos que precisam ser enviados para avaliação de crédito e aprovação da transação. Segundo o Bacen, isso pode ocorrer quando o valor da transação ultrapassar 10.000 reais (enviado) ou 3.000 dólares (recebido).

Como enviar grandes quantias de dinheiro para o exterior?

As remessas de grandes quantias de fundos para outros países devem geralmente aparecer nas declarações de imposto de renda. Se você declarar legalmente uma grande quantidade de dinheiro, poderá enviar ou receber dinheiro no exterior sem se preocupar com problemas no futuro.

A cartilha do banco central define bem esta regra e deve ser seguida rigorosamente. É importante lembrar que a agência também monitora transações financeiras de grande porte no país. Portanto, mesmo sem perceber, essas sugestões são uma forma de prevenir crimes financeiros.

Conclusão

Para mais informações sobre as taxas de transferência aplicadas nos países, a MNG Brasil disponibiliza o cálculo para o valor de uma transação. Contate-nos!

Além disso, também podem aplicar-se limites máximos de envio ou recebimento de dinheiro de acordo com as leis e regulamentações locais do país emissor e receptor.

Planeje-se junto ao seu destinatário para que não seja preciso fazer uma transação repetidas vezes a fim de chegar ao valor proposto para ambos.

Vale ressaltar, por fim, que o mais comum é que o dinheiro fique disponível para uso em poucos minutos, logo após a confirmação da operação. Entretanto, este fator dependerá do horário de efetivação da transferência e do país.

Para mais informações sobre transferências internacionais, contate a MNG Brasil! MNG Brasil: transferir e receber dinheiro nunca foi tão fácil!