A alteração do câmbio ocorre a todo momento dos dias e horários comerciais, e a longo prazo tende a valorizar a moeda de países economicamente mais fortes e consolidados em detrimento de países muitas vezes subdesenvolvidos e com economia instável.

É importante entender como a desvalorização cambial, apesar de parecer distante, afeta diariamente a vida de toda a população brasileira, refletindo no preço de produtos no mercado, gasolina, roupas, serviços, eletrônicos, entre outros.

A seguir veja como o câmbio influencia sua vida, os motivos da desvalorização cambial e como se proteger do risco Brasil.

O que é o câmbio?

Diversos países têm sua própria moeda, com exceção da União Europeia onde alguns países do bloco adotaram o Euro como moeda comum. Essa moeda é geralmente controlada pelo banco central do país, mas por que cada país conta com sua moeda?

A economia de um país é baseada em diversos fatores políticos, sociais e econômicos, sempre variando de acordo com os acontecimentos internos do país, assim como as situações mundiais e como a política interna do país lida com esses acontecimentos.

Com o fato das moedas variarem de localidade para localidade, umas valem mais que as outras. E quando há valorização, investidores do mundo inteiro visam mais investir naquele país por ver como uma oportunidade de crescimento, o inverso acontece quando há desvalorização por conta da fuga de capital, seja por existir alternativas melhores ou pela insatisfação por expectativas não atendidas.

Como a desvalorização do Real afeta a vida dos brasileiros?

A desvalorização do Real afeta diretamente o seu bolso. Isso porque, com a desvalorização, o poder de compra é reduzido, ou seja, significa que para pagar algo, ficou mais caro. Isso ocorre pois produtos e serviços como remédios, pão, passagens aéreas, passagens de ônibus, entre vários outros, ficam mais caros com a desvalorização da moeda.

Isso ocorre por causa da desvalorização do Real perante a outras moedas globais, principalmente a moeda americana, já que o dólar rege os preços de grande parte das matérias primas usadas nos produtos e serviços que utilizamos. Por exemplo, o trigo é uma commodity precificada em dólar. Dessa forma, se o dólar sobe, o trigo fica mais caro.

Sendo que o trigo é matéria prima para vários alimentos presentes na cultura brasileira como pão, bolo e macarrão. Logo, com a alta do dólar, o pão francês que você come no café da manhã pode ficar mais caro. É por causa dessas variações de preço, que acompanhar o dólar é importante para todos e não apenas para quem vai viajar para o exterior, afinal o dólar afeta o preço de vários produtos.

Mas afinal, como se proteger da desvalorização cambial?

O Real é uma das moedas entre os países emergentes que mais se desvalorizaram, o dólar subiu cerca de 19% em relação ao Real desde o início da pandemia em 2020.

Não há certeza de que o dólar pode continuar a ter valorização, porém, é um mercado com maior tempo, maior solidez, segurança e com mais opções se comparado ao mercado brasileiro. 

Mas se você está pensando que não é a pessoa certa para investir no câmbio, saiba que é um processo fácil, rápido e simples podendo ser realizado por qualquer pessoa através de uma agência de câmbio. Não é necessário tentar achar o momento oportuno, o ideal segundo especialistas é investir de pouco em pouco.

Conheça a agência de câmbio ideal para você se proteger da desvalorização cambial

Na Moneygram Brasil, você será capaz de investir em moedas de economias fortes como o dólar, euro, libra, além de outras de mais de 200 países, tudo feito de forma segura e rápida, com transações dentro de 10 minutos.

Todo o processo feito dentro de nosso site ou em agências espalhadas pelo Brasil facilitam sua vida, pois contamos com profissionais excelentes e capacitados para atender todas as suas necessidades. O processo é bastante simples, basta entrar em contato com um agente, ter em mãos um documento com foto e preencher o formulário com as informações necessárias.

Acesso nosso site e fale com um de nossos agentes e tire qualquer dúvida que possa aparecer pelo portal de atendimento que funciona das 09h às 18h.