Que o dólar é a moeda com maior valor no mundo você já deve saber, mas quando você souber o que é cotação do dólar, um mundo se abrirá diante de você, pois a variação da moeda norte americana impacta sua vida e de pessoas no mundo inteiro.

Os preços dos produtos vendidos desde supermercados até a vendinha da esquina, toda a cadeia de produção são utilizadas no comércio entre os países. Além disso, as negociações internacionais  são principalmente em dólar.

Porque o dólar afeta a economia brasileira?

Vamos supor que você seja o dono de uma padaria, é necessário ter em mãos o trigo para fazer o seu pão e então vender para seus clientes. Mas, o trigo apesar de ser feito no Brasil, é exportado na maioria das vezes, pois o produtor rural recebe em dólar, que é mais vantajoso do que vender em reais aqui no Brasil, além disso, o Brasil importa trigo de alguns lugares do mundo.

Tendo isso em mente, com a queda do dólar, o produtor rural pode vender mais em reais por estar valendo mais, com isso aumenta a oferta de trigo, fazendo o valor do trigo diminuir e isso serve para a importação também, se cair o preço do dólar, o custo do padeiro com o trigo vai diminuir consequentemente. Ao cair o preço do dólar, o padeiro consegue vender mais barato e ter lucro, quando o dólar sobe, é vendido mais caro o trigo, o custo aumenta e por consequência o pão irá sair mais caro para o consumidor.

Assim como no exemplo do padeiro, toda a economia trabalha com o dólar como elemento-chave na definição dos preços, então o valor do combustível, da celulose, de eletrônicos, eletrodomésticos, todos são afetados tanto quando o dólar cai quanto sobe.

O que faz o dólar aumentar ou diminuir de preço?

A lei da oferta e demanda define o que é cotação do dólar, pois se tiver uma maior quantidade de dólar circulando, ou seja, a oferta do dólar está alta, o preço do dólar cai; o oposto acontece também, se a quantidade de dólar não está dando conta da demanda, ou seja, muitas pessoas estão querendo comprar o dólar, o preço do dólar sobe.

Agora que você já sabe como funciona a precificação do dólar, vamos ao que acontece na prática. 

Queda do dólar

Acontece principalmente quando há superávit comercial, ou seja, quando as exportações do Brasil são maiores que as importações, assim as negociações foram feitas em dólar, então há mais dólares disponíveis em relação ao real.

Outra ocorrência para a queda do dólar, é a taxa de juros brasileira, afinal, quando os juros estão altos, atrai investidores estrangeiros para investir no país e colocar seu dinheiro aqui.

Por fim, o turismo influencia no preço do dólar, porque estrangeiros estão trocando o dólar por real, aumentando a oferta do dólar e a demanda do real.

Alta do dólar

Quando a importação supera a exportação do Brasil, há o aumento do preço do dólar, já que o real está sendo ofertado para compra do dólar, e assim, a compra dos produtos internacionais.

Além das importações, outro fator que influencia na alta do dólar é a alta da taxa de juros americano, pois com o aumento dos juros, o dinheiro do mundo inteiro vai para os Estados Unidos por conta da sua forte economia que aumenta os rendimentos dos investidores e tem o fator segurança, afinal, é muito mais fácil haver problemas financeiros no Brasil, comparado aos Estados Unidos.

Com uma simples operação de câmbio, você também consegue comprar seus dólares

A compra e venda de dólares não é feita somente por grandes empresas ou instituições financeiras, você também pode comprar e vender a moeda americana agora que sabe o que é a cotação do dólar.

Para facilitar sua vida, venha para a Moneygram Brasil, que é uma empresa especializada na operação de câmbio e transferência internacional para mais de 200 países e é uma alternativa que oferece taxas e tarifas mais baixas e transparentes do que os bancos tradicionais.

A Moneygram Brasil permite usar vários métodos de pagamento, dependendo do serviço desejado, que pode variar de dinheiro físico, cartão de crédito e débito ou uma conta bancária para completar transações.

Você pode acompanhar todo o processo pelo nosso site e tirar quaisquer dúvidas no nosso portal de atendimento que funciona das 09:00h às 18:00h.