Para você saber tudo sobre os juros americanos, é preciso saber o porquê ele existe e atua em quais setores da economia, afinal, tanto o aumento, quanto a queda das taxas de juros  impactam a vida de milhares de pessoas.

Há um órgão responsável pelo aumento ou queda da taxa de juros americanos, chamado de Fed (Federal Reserve System) ou Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos, é o banco central americano, criado pelo congresso para que a população tenha um sistema monetário e financeiro mais seguro, flexível e estável.

O que é a taxa de juros americanos?

O principal objetivo do Fed é regular a quantidade de dinheiro que circula na economia, alterando os custos de se tomar empréstimos. Portanto é uma ferramenta para aquecer injetando mais dinheiro na economia ou desacelerar a economia para conter a inflação.

Por que o Fed eleva ou diminui as taxas dos juros americanos?

O Fed existe com o propósito de promover economia forte e segura, que inclui manutenção das taxas de emprego saudáveis, preços da moeda estável e taxa de juros razoáveis. A responsabilidade primária é manter os preços estáveis, o que significa basicamente, manter a inflação baixa e estável no decorrer do tempo. Quando a inflação está baixa, as pessoas podem guardar dinheiro sem se preocupar se o preço dos produtos do mercado amanhã estarão mais caros que hoje, este é o seu “poder de compra”.

Taxas de juros baixas podem estimular a economia, pois facilita para as pessoas e empresas pegarem emprestado o dinheiro para compras maiores como casa ou carro e investimentos, levando ao aumento da atividade econômica. Entretanto, a taxa de juros alta desencoraja o gasto das pessoas e empresas pelo aumento do custo de empréstimo, levando à atividade econômica reduzida.

Portanto, a taxa de juros americanos se torna uma ferramenta essencial para ajustar suavemente os altos e baixos da economia, aliviando a gravidade das recessões ou prevenir crescimento excessivo que não condiz com a realidade, que pode levar a quebras do mercado e inflação excessiva.

Como as taxas de juros são definidas?

A taxa de fundos federais é definida oito vezes por ano pelo Fed. Além dessas oito reuniões anuais, é possível também a convocação de reuniões de emergência para alterar imediatamente a taxa em tempos de crise.

Quando o Fed define as taxas de juros, definem uma taxa-alvo em vez da taxa de juros real, pois não têm controle direto sobre as taxas de juros. Uma vez que a taxa-alvo é definida, o Fed se envolve em operações de mercado aberto para atingir essa meta. Isso envolve a compra e venda de títulos do governo, como títulos do Tesouro, títulos e acordos de recompra para manipular a oferta de dinheiro na economia, o que, por sua vez, influencia as taxas de juros.

Quando o Fed compra títulos do governo, ele injeta dinheiro na economia. Posteriormente, os bancos têm mais dinheiro disponível e reduzem suas taxas de juros para atrair pessoas e empresas para serem tomadores de empréstimos. Por outro lado, quando o Fed vende títulos do governo, eles retiram dinheiro da economia, os bancos então com menos dinheiro para emprestar, aumentam as taxas de juros.

Como está a taxa de juros?

A taxa de juros está entre 4,75% e 5% ao ano atualmente no mês de março de 2023, com elevação de 0,25% na última reunião feita pela Fed. Estes aumentos na taxa de juros americanos, é em decorrência do aumento da inflação e a adoção de uma política monetária mais restritiva para que a inflação possa retornar a ser de 2% ao longo do tempo.

Conheça a Moneygram para dolarizar seu dinheiro

A Moneygram Brasil é uma empresa líder quando o assunto é transferências internacionais e agência de câmbio, pois conta com profissionais excelentes e capacitados para auxiliá-lo na sua transferência com segurança e podendo ser feita inteiramente online ou presencial em nossas agências espalhadas pelo Brasil.

Além disso, é possível usar vários métodos de pagamento, dependendo do serviço desejado, que pode variar de dinheiro físico, cartão de crédito e débito ou uma conta bancária para completar transações.

Com a Moneygram Brasil, você consegue transferir seu dinheiro para mais de 200 países, com as melhores taxas do mercado. Caso tenha alguma dúvida, acesse nossos canais de atendimento e tire suas dúvidas com nossos profissionais