Certamente em algum momento da vida você já almejou viajar para fora do país. Contudo alguns procedimentos são necessários para que esse sonho se realize.

As pessoas que desejam fazer essa viagem internacional precisam antes pagar o IOF (Impostos sobre Operações Financeiras), essa é uma taxa que é de responsabilidade do governo federal, sejam elas, por causa de viagens, envio ou recebimento de dinheiro para o exterior. Por isso fique sempre atento a esses detalhes antes de realizar qualquer operação.

O artigo de hoje tem o objetivo de abordar o IOF transferência internacional, para que você não tenha mais dúvidas em relação a esse procedimento. Acompanhe!

Mas afinal, o que é o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras)?

O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é um imposto sobre todos os tipos de dinheiro, seguros e transações financeiras, incluindo aqueles relacionados a títulos e valores mobiliários, mesmo que não sejam autorizados. O IOF foi criado para regular as operações financeiras e de crédito no Brasil e para medir as flutuações sistêmicas. 

As alíquotas do IOF variam de acordo com as operações de crédito atuais e elas podem ser alteradas sem procedimentos ou burocracia significativos. Um imposto no Brasil, o IOF, tributa transações que ocorrem no Brasil ou no exterior, mas que envolvem produtos financeiros ou de crédito nacionais.

Qual é o custo do IOF para transferências no exterior? 

IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) é um imposto que pessoas físicas e jurídicas pagam ao governo federal. É obrigatório na negociação dos câmbios, mas as taxas variam dependendo do tipo de transação que está sendo feita. 

No envio de transferências internacionais para contas alheias no exterior, o IOF foi responsável por 0,38% do valor das transferências. Se a transferência for para conta com o mesmo nome, o IOF é de 1,1%.

Para realizar uma transferência internacional é cobrado o IOF?

Isso é verídico. O IOF sobre transferências para o exterior cobra taxas por todas as operações. Não há isenção de taxa nesse tipo de transação e não há alteração no valor pago. Cada organização pode usar sua própria faixa de preço. 

 Algumas empresas cobram valores maiores de IOF, outras cobram menos, mas acabam compensando com outras taxas. Por isso é fundamental que você tenha tudo em mente na hora de escolher uma empresa para realizar sua transferência internacional de dinheiro, e a MoneyGram é uma companhia que pode te ajudar com isso.

Saiba quando o IOF pode ser cobrado:

O IOF cobra comissões por operações de crédito, câmbio, seguros ou imóveis. Alguns dos exemplos mais comuns: 

  • Usando seu cartão de crédito para fazer compras no exterior (online ou pessoalmente); 
  • Compra e venda de moeda estrangeira; 
  • Obter um empréstimo ou financiamento; 
  • Uso de cheque especial ou linha de crédito rotativo; 
  • Recuperação de investimentos; 
  • Compra de seguro. 

É importante ressaltar que o IOF varia de acordo com o tipo de operação financeira e o tamanho e duração da operação.

Entenda como a MNG Brasil te ajuda com uma transferência internacional:

A MoneyGram Brasil é considerada a melhor empresa para te conciliar com as operações de envio para o mercado exterior, desde a conversão da moeda até a chegada no país destinado. Veja logo abaixo como funciona todo o passo a passo te envio na MoneyGram:

  1. Entre na página de nossa companhia;
  1. Entre em contato com um de nossos agentes virtuais;

Tenha em mãos as seguintes informações: Seu documento de identificação pessoal.

  1. Quais são os documentos solicitados? E outras informações.
  • Brasileiros: Carteira de Habilitação, ou Carteira de identidade + CPF (Cadastro de Pessoas Físicas);
  • Estrangeiros Residentes no Brasil: Carteira de Habilitação ou Carteira de identidade de Estrangeiro;
  • Estrangeiros do Mercosul (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela): Carteira de identidade do Estrangeiro ou Passaporte;
  • Estrangeiros de outros países: Passaporte.
  • O nome completo do destinatário, acompanhado pelo número do documento de identificação e a localização do mesmo
  • A quantidade que deseja enviar, mais taxas
  1. . Conclua a transação

Quando aplicável, preencha um formulário de envio. Entregue ao agente o formulário preenchido com os devidos recursos (incluindo eventuais taxas transacionais);

  1. Notifique o destinatário

Guarde o recibo e compartilhe com o destinatário o número de referência de 8 dígitos que permite a retirada dos recursos.