A Itália é um muito conhecido país da Europa e é alvo de viagens e de moradia para pessoas no mundo todo, para os brasileiros é particularmente mais atraente já que em determinado ponto de nossa história houveram muitos imigrantes italianos e hoje temos filhos e netos de italianos que podem conseguir cidadania mais facilmente, outros que tem uma descendência mais longínqua ou nula são atraídos pela curiosidade.

Uma curiosa ironia sobre isso é que durante o Brasil Império houveram políticas racistas de embranquecimento da população trazendo alemães e italianos para se misturarem no Brasil, curiosamente havia um movimento anarquista muito forte na Itália da época, um movimento que é justamente contra impérios, isso fez com que se criasse um movimento anarquista forte no Brasil durante o fim e começo dos séculos XIX e XX.

Mas caso você tenha vontade de viajar ou ir morar na Itália tem algumas coisas que você precisa ter em mente, cultura, costumes, localidades, comidas e principalmente qual é a sua moeda. Esse último é particularmente importante para que você tenha uma noção de custo de produtos dentro do país, qual vai ser o seu custo convertendo o dinheiro que você possui hoje, entre outros detalhes.

Contexto histórico da moeda italiana

Por ser um país da Europa é muito comum que se pense que a moeda da Itália é o euro simplesmente por esse fato e na realidade esse pensamento está correto, a moeda da Itália é sim o euro por ela fazer parte da União Europeia e que aderiu a zona euro. De um lado da moeda de euro é igual em todos os países e contém o valor, do outro lado cada país escolhe um desenho para colocar, na Itália são obras de arte e pontos turísticos.

Em 1992 a União Europeia uniu as suas moedas em uma única comum, sendo que o Reino Unido e a Dinamarca ficaram de fora. No começo a moeda se chamava ecu, mas em 1998 mudou para euro tendo o seu valor ancorado no ecu. O euro só entrou em vigor realmente só em 1999, mas apenas por cheques e transferências, notas e moedas só foram realmente emitidas a partir de 2002.

Atualmente, os países que usam o euro são Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Croácia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Portugal, Andorra, Mônaco, San Marino, Vaticano, partes do Reino Unido, partes da França, Kosovo, Montenegro e Zimbabwe, além de é claro, a própria Itália.

Afinal, qual é o valor da moeda da Itália dentro e fora do país?

É comum pensarmos que os países que usam o euro são super ricos e as pessoas que vivem lá tem vida fácil, afinal um único euro vale algo por volta de 5,50 reais e vale até um pouco mais do que o próprio dólar, mas temos que ter em mente que cada país tem custos diferentes e salários diferentes, mesmo se que usem a mesma moeda, então vamos ver o caso da Itália em específico.

Na Itália não existe uma lei que defina um salário mínimo, até existe um salário mínimo por hora trabalhada, mas o valor muda de trabalho para trabalho. Podemos considerar que 900 euros é o salário mínimo de lá, é claro que existem pessoas que ganham menos do que isso, mas também existem pessoas que ganham menos que um salário mínimo em países como o Brasil e os EUA que tem esse valor muito bem definido.

Podemos considerar também que o custo de vida com alimentação, aluguel, locomoção, etc fica entre 800 euros e 1600 euros por mês dependendo de onde você mora e como vive, isso fica entre 4,5 mil e 9 mil reais mensais ou de 850 a 1700 dólares. Como observado é possível se viver decentemente com um salário mínimo, contanto que leve um estilo de vida mais humilde e sem muitos exageros.

Conversão para o Euro 

A MoneyGram Brasil é a empresa mais segura para se realizar o serviço de câmbio, pois é autorizada pelo Banco central do Brasil para realizar esse serviço, garantindo assim  segurança para seus clientes, mas não para por aí, todo esse serviço é feito de forma totalmente online,  ou seja, você pode realizar a conversão para o Euro no conforto da sua casa.