A Suíça é um belo país da Europa, sendo muito conhecido pela sua alta qualidade de vida que atrai muitas pessoas com mais condições financeiras a irem morar por lá, principalmente os idosos que já não podem trabalhar e tem seus estados de saúde mais debilitados, mas é claro que esse também é um ótimo lugar para se visitar e conhecer mais a cultura dessa região.

Mas é claro que para morar ou viajar para a Suíça você deve ter algumas coisas em mente, uma delas é sobre a moeda local, qual o seu valor se comparado com a nossa moeda corrente, o real, e se comparado ao dólar que é a moeda usada mundialmente. Além disso, qual é o custo de vida da Suíça também é uma questão importante e saber a origem da moeda da Suíça é uma curiosidade interessante.

Como se chama a moeda da Suíça e como ela surgiu na história desse país?

O nome da moeda da Suíça é franco suíço e equivale a 100 cêntimos, essa moeda entrou em circulação em 1850 como uma união monetária entre os cantões suíços, antes da criação do franco suíço existiam cerca de 860 moedas diferentes que eram cantonais e regionais e estavam todas em circulação. No começo o franco suíço era atrelado ao franco francês e, em teoria, as duas moedas eram aceitas em ambos os países.

Em 1919, com a abolição da união aduaneira e monetária com a Austrália, o Liechtenstein passou a ter o franco suíço como moeda oficial, sendo essa válida em 2 países. Outra curiosidade é que a moeda de 10 cêntimos é feita da mesma forma desde 1879, sendo essa a moeda usada na atualidade que está a mais tempo sem mudanças na sua composição.

Relação sócio-econômica entre o franco suiço e as demais moedas no mundo

Acredito que por ser um país da Europa, muitas pessoas devem pensar que a moeda usada na Suíça é o euro, o que como podemos ver é uma informação errada. O lado bom é que o valor da moeda da Suíça, o franco suíço, é muito próximo ao valor do euro, atualmente o franco suíço é apenas 1 cêntimo mais valorizado.

Com essa diferença do euro de menos de 6 centavos fica mais fácil ter uma noção do valor dessa moeda, atualmente o franco suíço vale por volta de 5,50 reais e quase 1 dólar.

Mas é importante lembrar que a cotação não diz muita coisa sobre o valor da moeda, afinal os custos dos produtos e da vivência são diferentes de um lugar para o outro, assim como os salários de cada trabalhador.

Qual é o verdadeiro valor da moeda da Suíça?

Se tratando da Suíça a conversa é um pouco mais complicada, por conta que esse país não possui um salário mínimo por lei, uma lei até foi sugerida com o valor de 4 mil dólares, próximo de 3700 francos suíços ou 20 mil reais, mas não foi para frente com o argumento de que se isso acontecesse os pequenos estabelecimentos teriam que aumentar muito o preço dos produtos, visto que o salário de seus funcionários não chegam a isso.

Por conta disso, a melhor base para isso é dizer que alguns trabalhos mais mal pagos ganham 3 mil dólares, cerca de 2700 francos suíços ou menos de 16 mil reais. 

É claro que por lá também tem gente que ganha bem menos do que isso, mas em vários países que têm salário mínimo definido por lei existem pessoas ganhando menos do que o necessário como acontece nos proprios Brasil e Estados Unidos.

Pode parecer que se vive fácil na Suíça com um salário tão alto, mas a verdade é que uma pessoa comum gasta todo mês por volta de 4 mil francos lá, o mesmo valor que a lei propôs e mais do que várias pessoas ganham, em uma família de 4 pessoas, por exemplo, esse custo sobe para 7 mil.

Serviço de câmbio e realização de transferência

Por estar procurando maiores informações sobre a moeda da Suíça, o próximo passo é procurar uma empresa especializada para a realização da conversão para franco suiço e que também realize a transferência em si, caso seja necessário.

E a empresa mais especializada no setor de movimentação monetária internacional, certamente é a MoneyGram Brasil, pois além de prestar o serviço de câmbio, dispõe para seus clientes o portal de transferência internacional mais eficiente do mercado, além de oferecer as melhores condições de taxas.