O Uruguai é um pequeno país ao sul do Brasil e leste da Argentina, talvez o momento histórico mais lembrado do Uruguai por nós brasileiros seja justamente quando esse 3 países formaram uma tríplice aliança na guerra do Paraguai, o que gerou ganho de território para o Brasil e a Argentina, mas não para a o Uruguai. Fora isso, é pequeno o nosso conhecimento sobre os nossos vizinhos ao Sul.

É importante conhecer os costumes e culturas de vários países, ainda mais quando o país está tão próximo a nós e divide história conosco. Uma das coisas que é muito importante conhecer, principalmente se pretende viajar para lá, é a moeda desse país. Qual é a moeda do Uruguai? Como ela se chama? Qual a sua origem? Qual o seu valor? E o mais importante, o que se pode comprar com a moeda do Uruguai?

Afinal, qual é a moeda do Uruguai?

O nome da moeda do Uruguai é peso uruguaio, que foi colocado em circulação em 1993 em substituição do nuevo peso, ela foi implantada com o objetivo de acabar com inflação uruguaia que estava muito alta na época e com isso melhorar a economia local, bem parecido com o plano real aqui no Brasil.

Você já deve saber que existem muitos países que usam o peso como nome de sua moeda local, sendo esses Argentina, Chile, Cuba, México, República Dominicana, Filipinas Colômbia, além do próprio Uruguai. Isso se deve ao fato de que todos esses países foram colonizados pela Espanha e na época uma moeda muito comum era o peso de ocho que equivalia a 8 reales do império espanhol.

Relação do peso uruguaio com as principais moedas mundiais

Ao compararmos o peso uruguaio com as principais moedas utilizadas no mundo, como por exemplo, o Brasil com base, R$ real equivale a  aproximadamente 7 e 8 pesos uruguaios,  mas ao se comparar as moedas que comparadas ao próprio real estão muito valorizadas, com o peso uruguaio isso se reflete, U$1 dólar vale quase 40 pesos uruguaios e  1 € euro vale um pouco mais de 40 pesos uruguaios. 

Valor do peso uruguaio

Claro, essas informações se baseiam unicamente na relação do peso uruguaio com o mundo, mas o que de fato afeta a vida da população do Uruguai, é o seu valor interno.

O salário mínimo no Uruguai é de 21106,61 pesos uruguaios, isso é igual a quase 2750 reais, sendo muito maior que o nosso salário mínimo nacional. Isso também equivale por volta de 540 dólares e aproximadamente 496 euros.

O aluguel de um apartamento com 3 quartos nos subúrbios das cidades uruguaias fica em torno de 32 mil pesos uruguaios, isso é mais de 4 mil reais todo mês, mais de 800 dólares ou algo entre 750 e 800 euros. Sendo assim, apesar do salário mínimo ser um pouco mais elevado, o aluguel é também bastante caro.

Para meios de comparação, vamos olhar alguns produtos alimentícios para se ver o consumo dentro do país:

  • 1kg de arroz: 56 pesos uruguaios, que vale mais 7 reais, mais de 1 dólar e pouco mais de 1 euro;
  • 1L de leite: 41 pesos uruguaios, isso vale mais de 5 reais, fica por volta de 1 dólar e também por volta de 1 euro;
  • Garrafa de 1,5L de água: 59 pesos uruguaios, que vale quase 8 reais, por volta de 1 dólar e meio e algo entre 1 euro e 1 euro e meio;
  • 1kg de pão: 93 pesos uruguaios, isso vale mais de 12 reais, mais de 2 dólares e pouco mais de 2 euros;
  • Dúzia de ovos: 130 pesos uruguaios, que é o mesmo que mais de 17 reais, pouco mais de 3 dólares e fica por volta de 3 euros.

Serviço de câmbio 

Para que seja possível realizar uma transferência para o Uruguai ou somente para utilizar em um passeio, é necessário que realize a conversão para o peso uruguaio e para a realização desse serviço, você deve procurar uma agência de conversão de moedas segura.

E a MoneyGram Brasil é o principal exemplo, quando se está procurando uma empresa que preste o serviço de câmbio e transferências internacionais, então, seja para a conversão de moeda ou seja para a realização de uma transferência, você pode contar com a MoneyGram Brasil.