A Turquia certamente é um dos principais países que o Brasil tem feito parcerias comerciais, fomentando assim, ambas as economias.
Por ser um país muito receptivo, cada vez mais brasileiros e estrangeiros estão viajando para a Turquia, para você ter uma noção da quantidade de pessoas que têm buscado esse destino, de acordo com uma pesquisa realizada em 2022, a Turquia recebeu 19,5 milhões de turistas no país.
Tendo esses fatores em vista, as facilidades para se visitar a Turquia e os grandes acordos comerciais, entre o Brasil e a Turquia, fica claro, que o contato entre brasileiros e turcos está cada vez maior.
E uma das principais informações que devemos compreender para conseguirmos, tanto viajar, quanto realizar qualquer acordo comercial com a Turquia, é entender tudo sobre a sua moeda.
E será sobre isso que iremos abordar agora.
Cultura e economia da Turquia
Antes de falarmos da moeda em si, é importante que conheçamos a cultura e a economia do país.
A cultura da Turquia é bem diferente da nossa e isso pode gerar um choque quando se vai visitar o país e não conhece tais costumes.
É importante destacar que a maioria dos turcos seguem a religião islamismo, então, desde seus atos, até a forma de se vestir se baseia em seus principios religiosos.
Uma informação importantíssima para todos que almejam viajar para a Turquia, é que em todo local que você for no país (casa, templos, etc.), deve-se tirar os sábados e deixar do lado de fora, pois uma coisa que os turcos prezam muito, é pela limpeza.
Em relação a economia da Turquia, em 2021 foi realizada uma pesquisa e o país está entre as 20 maiores economias do mundo, ocupando a 19° colocação, em que tinha como PIB(produto interno bruto) 692, 51 bilhões de dólares.
A economia da Turquia se baseia em diversos setores, mas em especial na agricultura, visto que é o maior produtor de diversos produtos, como damascos secos, avelãs e figos, além de estar entre as grandes potências entre os maiores produtores de produtos agrícolas.
Afinal, qual é a moeda da Turquia?
A moeda da Turquia é a lira turca que começou a circular no país, em 1927, bem próximo do ano de fundação da Turquia (1923) e desde 1932, quem controla a moeda turca é o Banco Central da República da Turquia.
Desde o século XX até os dias atuais, a lira turca tem se desvalorizado muito, para você ter uma noção, mesmo o real também ter sido muito desvalorizado, principalmente quando comparado ao dólar, o caso da moeda da Turquia, é ainda pior, pois além de ser desvalorizado para com o dólar, a lira turca também é desvalorizada para com o real.
Serviço de câmbio
Esse é o primeiro passo para todos aqueles que almejam realizar qualquer movimentação com a lira turca, seja em um passeio pela Turquia, ou até mesmo para a realização de uma transferência internacional.
Então, antes de fazer qualquer coisa, é necessário que se procure uma empresa que realize a conversão de moedas, que seja confiável e ofereça as melhores taxas.
A MoneyGram Brasil é considerada a melhor empresa que presta o serviço de conversão de moedas, pois transmite segurança, visto que é uma empresa autorizada pelo Banco Central do Brasil e disponibiliza para seus clientes o serviço de forma totalmente online e segura.
E ter essa facilidade de realizar o serviço de conversão de moedas, em qualquer lugar, tendo somente como requisito, um celular e internet, agiliza e muito todo o planejamento, digo isso, porque o serviço de câmbio normalmente é realizado em uma agência de câmbio física.