Talvez você não conheça e nem saiba o que significa spread cambial, mas saiba que ele interfere na sua vida cotidianamente, principalmente se você tem o costume de viajar para outros países ou se importa ou exporta produtos para outros países, sendo esse então, um tema no qual é preciso dominar para diminuir as suas perdas e aumentar os seus lucros ou ao menos entender de onde vem essas perdas e ganhos.

Mas para isso não basta apenas saber o que significa o termo spread cambial, nem somente entender o que ele é, mas também é necessário que se saiba como calcular spread cambial para saber qual empresa que preste esse tipo de serviço é a melhor para os seus negócios. Então paremos de perder mais tempo e vamos descobrir o que é e como calcular spread cambial.

O que é spread cambial?

Antes de entendermos como calcular spread cambial é preciso entender primeiro o que é esse tal de spread cambial e como ele afeta a conversão de moedas no mundo todo e como afeta a compra e venda de produtos no mercado internacional. O spread cambial basicamente é a diferença entre o valor do câmbio de uma moeda para outra e o valor que a casa de câmbio cobra para cada moeda estrangeira.

É importante ter em mente que casas de câmbio são empresas e por tanto visam lucro, é um trabalho como qualquer outro, sendo assim, fica óbvio que o valor do câmbio não é o mesmo que o valor que é cobrado nas casas de câmbio, sem nem falar das taxas e dos impostos que são inerentes a essa conversão, sendo assim, é importante ficar atento ao spread cambial de cada casa de câmbio.

Sabendo disso, agora fica fácil entender como o spread cambial influencia nas compras feitas em um países diferente do seu e principalmente como o spread cambial pode nos afetar no dia a dia. É considerado que um bom spread cambial chegue a no máximo 1% (um por cento), mais do que isso já se torna muito caro e te trará prejuízos, sendo necessário saber como calcular spread cambial.

Como calcular spread cambial?

Agora que você já sabe o que é o spread cambial fica mais fácil entender como calcular spread cambial, sabendo que o spread cambial é a diferença entre o valor do câmbio e o valor que você paga em casas de câmbio fica óbvio que se o dólar, por exemplo estiver em 5 reais e o cobrado for 5,10 reais, esses 10 centavos são derivados das taxas que vem junto com o processo de conversão.

Mas esses 10 centavos não são o spread cambial, afinal, caso você compre 2 dólares, então o preço será de 10 reais e 20 centavos e não de 10 reais e 10 centavos, sendo assim o spread cambial é calculado em porcentagem e não em valor real, porque dessa forma ele se adequa a quantidade que está sendo convertida e não fica preso a quantidade de vezes que alguém vai converter.

Para um bom matemático já deve ter ficado óbvio a maneira de se calcular o spread cambial. Para calcular a compra o spread cambial é igual ao valor total menos o valor de cambio, tudo dividido pelo valor total ( spread cambial = (VT – Câmbio) /  VT).

Talvez isso tenha ficado um pouco confuso, então vamos usar o exemplo antes dito, supondo que o valor do câmbio seja de 5 reais e a casa de câmbio esteja cobrando 5 reais e 10 centavos então a conta ficaria (spread cambial = (5,10 – 5 / 5,10). Dando o resultado dessa conta fica 0,019607…., isso dá 1,96% aproximadamente, sendo um spread alto. 

Onde converter moedas com o melhor spread cambial do mercado?

Agora que você já sabe como calcular spread cambial e sabe o que ele é, sabe da importância de se converter moedas por um spread cambial baixo e se é isso o que você procura com um adicional de poder transferir dinheiro para qualquer parte do mundo com uma taxa bem baixa, então o que você procura é a MoneyGram Brasil, que além de tudo isso ainda é rápida e segura.