Taxa de Câmbio: saiba como ela funciona e entenda melhor como pode afetar o seu dia a dia e sua saúde financeira.

Taxa de câmbio do dólar, do euro…  Sempre que se fala em moeda estrangeira, o termo está presente. Principalmente nos jornais de todo o mundo. Não é difícil entender o que é taxa de câmbio: basicamente, ela é o preço de uma moeda estrangeira em unidades da moeda nacional – no caso do Brasil, o real.

No artigo de hoje, vamos nos aprofundar sobre a taxa de câmbio e você entenderá de vez o que ela significa e como é calculada. 

Vamos lá? Boa leitura!

Taxa de Câmbio

A taxa de câmbio é utilizada para determinar o valor de uma moeda em comparação com outras. Basicamente, ela demonstra o preço de uma moeda estrangeira em relação à nacional.

Quando ouvimos que o dólar vale determinado valor em reais, isso decorre do câmbio. No entanto, essa taxa não é fixa, variando de acordo com diversos fatores. Por isso, é preciso entender como ela funciona e acompanhar as mudanças para se planejar sempre que for necessário fazer transações internacionais ou quando se planeja alguma viagem para o exterior.

Tipos de câmbio e suas características?

Existem diferentes modalidades de taxa de câmbio, que são utilizadas conforme o tipo de transação que será realizada.

Veja abaixo quais são:

  • Comercial: aplicada nas transações feitas com empresas e países, em relações comerciais, com importações e exportações;
  • Ptax: utilizado nos contratos de dólar, com a média de valores recalculado todos os dias pelo Bacen;
  • Turismo: baseada na cotação comercial, ela atende às transações de quem pretende viajar para o exterior.

O câmbio turismo exige a inclusão de outros custos, como segurança e logística, impostos, o que faz com que ela tenha um valor superior ao comercial.

Além disso, a taxa pode ser classificada de 3 formas:

  • Nominal: ela representa o custo da moeda em relação à outra, conforme divulgado por órgãos oficiais;
  • Real: a taxa considera a correção de índices de inflação;
  • Real efetiva: também considera interferências de um país nas transações comerciais.

Quais fatores interferem no câmbio?

Um dos principais fatores que afetam o cálculo da moeda é a oferta e demanda da moeda.

Além disso, os fatores políticos e econômicos também tornam uma moeda mais forte ou fraca, o que influencia no preço do câmbio.

São diversos itens considerados para definir a taxa, por exemplo:

  • Custos administrativos;
  • Valor da operação;
  • Taxas de juros do país;
  • Forma de entrega da moeda;
  • Origem da transação.

Por fim, além dos fatores citados, vale lembrar cada país pode ter um regime cambial, que também afeta o valor:

  • Fixo: o valor é determinado pelo Banco Central;
  • Flutuante: aqui não tem intervenção do governo do país, sendo regulado pelo mercado cambial;
  • Atrelado ou híbrido: mistura os dois regimes, mantendo a variação conforme o mercado, mas dentro de faixas indicadas pelo governo.

Como a taxa de câmbio é calculada?

A taxa de câmbio é calculada constantemente considerando os fatores citados anteriormente.

Assim, ao fazer a conversão da moeda, basta dividir o valor da moeda original pela cotação da outra. Por exemplo, se você quer converter Reais em dólares, primeiro é preciso entender qual é a taxa aplicada.

Depois, você divide o total de Reais pela cotação do Dólar. Suponha que você tem R$ 1.000, precisa converter para Dólar, cotado em R$ 5, o cálculo é esse: 1.000 ÷ 5 = USD 200. Ou seja, você conseguiria comprar 200 dólares.

O cálculo também precisa considerar o tipo de operação: compra ou venda.

Elas têm taxas diferenciadas, sendo que geralmente ela é a mais alta na venda do que na compra, da mesma forma que acontece em operações bancárias — empréstimos e financiamentos têm taxas mais altas do que as que o consumidor consegue ao investir em um Certificado de Depósito Bancário (CDB).

Qual a diferença entre taxas de compra e venda?

Sabia que para comprar uma moeda ou vendê-la as taxas de câmbio aplicadas são diferentes? Se uma pessoa deseja comprar moeda estrangeira, seja em bancos, casas de câmbio ou em instituições autorizadas, a transação será baseada na taxa de venda

Na situação contrária, em que uma instituição deseja comprar a moeda estrangeira, a taxa aplicada será a de compra. De maneira geral, a taxa de venda acaba sendo mais alta que a de compra, assim como acontece nos empréstimos bancários, em que os juros cobrados serão maiores que os pagos em um investimento em CDB, por exemplo. 

Comprando moeda estrangeira

Na hora de comprar moeda estrangeira, é comum se confundir sobre os valores das taxas de câmbio. Ainda mais para quem vai viajar. O que acontece é que, além dos preços de compra e venda, há também as chamadas cotações comerciais e de turismo. 

A primeira, comercial, é utilizada pelo mercado como referência para transações entre empresas e países. Ela é responsável pelas operações de importação ou exportação. Tomando o dólar como exemplo, se ele estiver com preço alto, quem exporta lucra mais e quem importa acaba sendo prejudicado. 

Em relação a segunda, voltada para o setor do turismo, é comum para quem pretende viajar para o exterior. Nesse caso, a taxa a ser cobrada é definida de acordo com a cotação comercial do dinheiro do país de origem. Devido a custos extras, relacionados à logística, importação, segurança, estoque da moeda, além de impostos, o câmbio de turismo acaba sendo mais caro que o comercial. 

Sendo assim, ao pensar em ir para uma viagem fora do país, o consumidor deve ficar atento ao Valor Efetivo Total (VET), que inclui todos os custos e a taxa de câmbio, evitando uma eventual falta de dinheiro durante o passeio.

De que forma o câmbio afeta a economia?

Como falamos anteriormente, a taxa de câmbio nada mais é do que o valor que se estabelece entre duas moedas, quanto uma vale em relação à outra. Assim, uma moeda pode ser valorizada ou desvalorizada frente à outra. O real, moeda brasileira, por exemplo, vale menos do que o dólar, moeda americana. Saliente-se que não é algo estático, estando sempre variando.

Essa relação cambial traz inúmeras consequências e, por isso, deve-se ficar atento aos seus efeitos na sua empresa. Descubra a seguir quais são! 

Balança comercial

A balança comercial indica a diferença entre o que entra e o que sai do país. Quando a proporção de produtos exportados é maior do que os importados, há superávit, pois entrou mais dinheiro na economia doméstica, o reverso também é verdadeiro.

Essa balança é fortemente influenciada pela taxa cambial. Pois quando a moeda nacional está desvalorizada frente à estrangeira, os produtos internos ficam mais baratos do que os de fora, em consequência desse fato, aumenta-se as exportações e diminuem-se as importações.

Em palavras mais simples, caso haja depreciação da moeda nacional sua empresa acabará se beneficiando, pois seus produtos se tornarão mais competitivos no mercado internacional.

Emprego e renda

A desvalorização cambial interna acaba sendo benéfica para a economia doméstica. Com a diminuição do valor da moeda e o aumento das exportações, tem-se por consequência a geração de mais emprego e renda. Portanto, em razão disso, aumentará o número de consumidores dos produtos ou serviços das empresas internas.

Por essa razão os governos podem intervir no câmbio, buscando atrair investimentos estrangeiros, o que acaba levando ao desenvolvimento da economia.

Efeitos da taxa de câmbio na inflação

A inflação também sofre consequências em virtude da taxa de câmbio. Quando a moeda nacional está mais desvalorizada, os custos para se adquirir produtos estrangeiros encarece, assim precisa-se de mais dinheiro para realizar a compra, aumentando, em consequência, a inflação.

Com a valorização do real, há o desestímulo das exportações, pois os produtos internos ficam mais caros para os importadores internacionais. Dessa forma, a oferta de produtos nacionalmente acaba aumentando, pois os produtos que seriam destinados à exportação ficam no mercado interno.

A maior oferta de insumos e produtos diminui o seu preço, o que acarreta na diminuição da inflação.

Crescimento econômico

Diversos estudos apontam que as desvalorizações cambiais acabam sendo positivas para a economia dos países em que ocorrem. Inclusive, verificando-se aumento do PIB – Produto Interno Bruto – que é a soma de tudo o que o país produz.

Tais efeitos são maiores nas indústrias e indústria de transformação, embora se verifique em todos os setores da economia.

Como conseguir as melhores taxas?

Diante dos custos envolvidos na conversão da moeda, é importante saber como encontrar as melhores taxas a fim de reduzir custos. Cada instituição trabalha com regras específicas, o que pode incluir tarifas adicionais sobre o valor do câmbio, além de outros custos para realizar transações.

Sabendo disso, é importante pesquisar as alternativas para identificar qual oferece o melhor custo-benefício. Para isso, uma dica importante é contar com a parceria da MNG Brasil.

Somos uma plataforma que faz transações internacionais, permitindo que você envie ou receba dinheiro com as menores taxas.

MNG Brasil

A MNG Brasil é a representante oficial da MoneyGram em Fortaleza, no Ceará. A MoneyGram é uma líder global em pagamentos e transferências de dinheiro no mundo inteiro. Seus recursos centrados no consumidor permitem que familiares, amigos e clientes enviem dinheiro de forma rápida, econômica e segura para os mais diversos países e territórios.

Além disso, a empresa colabora com as marcas líderes mundiais para servir milhões de pessoas a cada ano por meio de seus negócios presenciais ou digitais diretos ao consumidor. 

Com uma fortíssima cultura de inovação e um foco implacável na utilização de tecnologia para fornecer a melhor experiência aos clientes de qualquer parte do mundo, é por isso que a MoneyGram está liderando a evolução dos pagamentos

E se você precisa fazer ou receber uma transferência internacional, já encontrou a empresa perfeita para te ajudar, não é mesmo? Com toda a segurança que precisa. 

Segurança e MNG Brasil

A MNG Brasil é a forma mais segura e lícita de transferência internacional, pois atua com todas as leis brasileiras e internacionais.

A empresa está no mercado há mais de 80 anos e atua por meio de parceiros credenciados e certificados.

Nossa empresa está em mais de 350.000 pontos de atendimento ao redor do planeta inteiro. Para encontrar a melhor agência, acesse o nosso site e contate-nos!

Transferindo dinheiro com a MNG Brasil

Para entender como funciona a MNG Brasil, é fundamental compreender como é esquematizado o seu sistema de preços. Na hora de transferir dinheiro, é necessário estar atento ao câmbio aplicado na transferência.

Além disso, também existe o valor da comissão pelo serviço prestado, já que o total pago no final da operação será uma soma de todos estes custos. No caso da MNG Brasil, a tarifa de envio de cada transferência dependerá do país para onde se está enviando dinheiro, assim como do montante enviado pelo remetente.

Ou seja, em resumo, as taxas da MNG Brasil variam de acordo com as unidades de envio e recebimento de recursos, assim como com a quantidade em dinheiro enviada.

Mas… talvez você esteja se perguntando se há como calcular esse custo de forma antecipada, de forma em que se possa haver um planejamento financeiro. Sim, há como. A Moneygram disponibiliza, em seu site, uma ferramenta de estimativa de custos para calcular o valor de uma transação

Neste site, você dará as informações principais sobre para onde você enviará o dinheiro. Primeiro, é preciso informar o país de onde o remetente enviará os recursos para que, logo em seguida, informe o país do receptor.

Vamos supor, nesta operação, que o país do receptor seja os Estados Unidos. Após a seleção, deve-se informar como será feita a retirada monetária. Existem duas opções. São elas: em qualquer local ou por atendimento em 10 minutos em-send via text

Geralmente, o dinheiro fica disponível para retirada em poucos minutos. O receptor pode retirá-lo em qualquer agência MoneyGram no país, estado ou província local. No caso exemplificado, o dinheiro será retirado no local. 

Após inserir essas informações, agora segue-se para o valor monetário em si. Deve-se preencher com a quantia que será enviada, método de pagamento e código promocional (se houver algum).