Você sabe como é calculado o Valor Efetivo Total (VET) e o que ele significa? Esse é um conceito muito importante em operações de câmbio. Confira!
VET significa Valor Efetivo Total e, conforme esclarecido pelo Banco Central, “é o total de reais entregues ou recebidos por unidade de moeda estrangeira em uma operação de câmbio.”
Nesse cálculo, são considerados as taxas de câmbio, o IOF e qualquer outra tarifa que pode ser cobrada.
Todas as instituições que estão autorizadas a operar no mercado de câmbio devem informar o VET ao cliente antes da operação ser realizada. Ele existe para facilitar a comparação de preços entre as empresas nas quais o cliente simular a operação.
É sobre isto que abordaremos no texto a seguir. Boa leitura!
Como calcular o VET?
O VET é a soma de todos os custos envolvidos na operação de câmbio divididos pelo valor que o cliente deseja em moeda estrangeira. Como as casas de câmbio legalizadas vão informar esse total para você, não há necessidade de você mesmo realizar o cálculo. Porém, para que você possa visualizar melhor, há um exemplo abaixo.
Vamos supor que você deseja um montante de mil dólares. A casa de câmbio vai multiplicar esses mil dólares pelo valor do dólar praticado no momento (note que essa taxa possui valores variáveis e pode ser acrescida de custos operacionais). Supondo que o valor do dólar seja 3 reais, teremos 3 mil reais. Fácil até aqui, correto?
Depois disso, é calculado o IOF em cima desse valor, que varia conforme o tipo de operação de câmbio. Vamos usar de exemplo o valor de compra de moeda estrangeira – 1,1%. Nesse caso, teremos 33 reais de valor para o IOF que serão somados aos total. Por fim, algumas casas de câmbio podem cobrar tarifas que também serão acrescidas no valor final.
Então, somamos esses valores: 3 mil reais, 33 reais e vamos supor que a tarifa da operação seja 30 reais. O total é R$3.043,00. Esse valor dividimos pelos mil dólares do início, que dá um total de 3,063. Esse é o VET!
A fórmula é:
VET = Taxa de câmbio + IOF + Tarifa) / Valor da compra
A alíquota do IOF é diferenciada para outros produtos, como o cartão viagem internacional e transferências internacionais, confira no momento da simulação!
E para vender moeda estrangeira?
Quando você vende a moeda estrangeira, o cálculo do VET é igual. Porém, os papéis se invertem: quem paga o IOF e a tarifa é a corretora.
Calcular o Valor Efetivo Total é simples e nos ajuda a planejar melhor nossos gastos com a compra da moeda estrangeira.
Para mais informações sobre transferências internacionais, contate a MNG Brasil! MNG Brasil: transferir e receber dinheiro nunca foi tão fácil!