Historicamente sabemos que a moeda real não fazia parte do território brasileiro há alguns anos atrás, é uma moeda nova recorrente de frutos inflacionários que repercutiu em sua criação. 

A moeda real nos dias atuais é considerada uma das mais importantes no mundo, devido ao fato do poder de exportação do Brasil ser considerado bem elevado, ou seja, muitos países consomem dos nossos produtos e por parte das vezes, os produtos são comprados de acordo com o valor da moeda real, o setores do agronegócio é considerada a principal fonte de renda brasileira no mercado internacional, tornando a moeda real importante na sua valorização.

No entanto, precisamos destacar que a moeda real é nova, não fez parte de toda a história do Brasil, vamos conhecer a história do real.

Por qual motivo surgiu a moeda real?

A moeda real foi criada no governo de Itamar Franco, em 1994, para resolver como já citamos anteriormente a questão da inflação. Naquela época, os preços dos produtos de qualquer rede lojista no Brasil, chegavam a subir 3000% ao ano, por isso a chegada da moeda real veio para ajustar esses índices da alta inflação as deixando em condições aceitáveis, entretanto a sua estabilização não foi o suficiente para conseguirmos deslanchar nas questões econômicas do país, que é considerada um problema até os dias atuais.

Foi através desses quesitos que o ministério teve a consciência de estabelecer o plano da moeda real, que surgiu com um forte poderio, contendo os índices de cotação equivalente ao dólar, que caminhando a passos largos teria em alguns anos a inflação de países desenvolvidos. No entanto, o que dificultava esse grande desenvolvimento era o fato de que os juros permaneciam em alta, deixando o país em situações de terceiro mundo. Com isso a inflação baixa e os juros altos, resultava no baixo índice de crescimento econômico, tornando o país em condições oscilatórias, pela falta de regularidade nesses quesitos.

Importância do real nas relações exteriores:

A moeda real desde o seu plano de criação, é considerada extremamente importante no cenário mundial, vejamos alguns exemplos a seguir:

Maior exportador de carne bovina

O Brasil é considerado um dos maiores exportadores de carne bovina no mundo, para isso investidores de fora do país necessitam desembolsar o dinheiro para a compra desse produto, portanto a moeda real é fundamental para o desenvolvimento de compras no mercado em relação à carne animal.

Maior exportador de soja

O Brasil também é considerado um dos maiores exportadores de soja em questão mundial, por isso investidores de todo o mundo sempre visam o Brasil como uma das principais fontes comerciais, pelo fato de conter a riqueza natural em seu território e podem fornecer facilmente todos esses produtos.

Turismo Almejado

Quem nunca em cenário mundial não tenha ouvido falar do cristo redentor, afinal esse monumento é classificado como uma das sete maravilhas do mundo, praticamente impossível que ninguém já tenha ouvido ou visitado o Cristo Redentor, localizado no Rio de Janeiro, onde milhares de pessoas do mundo inteiro passeiam ano após ano, visitando esse grande ponto turístico localizado em nosso território, ou seja, isso também influencia economicamente na questão da moeda real no Brasil.

Mas afinal, qual a posição da moeda real no mundo?

O desempenho do real no último ano, no caso o de 2021, já que estamos no ano de 2022, o real ocupava a quarta posição, na questão das moedas que mais valorizaram mundialmente, onde obteve uma alta de 0,7% no ano, o crescimento é considerado pouco, no entanto devemos levar em consideração que os últimos dois anos foram pandêmicos, afetando a economia mundial.

A frente da moeda real, estão os respectivos países: Em terceiro lugar vem o Peru com a moeda “nuevo sol”, logo na segunda posição é a Zâmbia trazendo a valorização da moeda “kwacha zambiano” e por último vem a Rússia ocupando a primeira posição com o “rublo russo”.