Moedas estrangeiras, são como mercadorias em que cada uma possui seu próprio preço específico, um valor individual. E, da mesma forma que uma mercadoria, é a sua demanda que determina o seu valor, é simplesmente a lei da oferta e da procura que faz com que a cotação das moedas estrangeiras mude todos os dias, valorizando-as ou desvalorizando-as. Quando há muito dólar em circulação no mercado, por exemplo, o seu valor cai e vice-versa. O mesmo vale para qualquer moeda internacional.

Em relação ao meio de transações monetárias, cada moeda possui um código de três letras, de acordo com a Organização Internacional para Padronização, a fim de evitar a confusão entre elas, principalmente com o grande número de moedas com o mesmo nome pelo mundo, como os dólares e francos diferentes.

Atualmente, existem cerca de 182 moedas em circulação e cada governo controla sua própria moeda e é o Banco Central que as produz e regula sua oferta.

Veja e conheça a seguir tudo sobre as moedas estrangeiras.

Diferença de cotações de outros países

Existem três tios de cotação de uma moeda, veja:

1. Comercial

Este tipo de cotação, é usada por grandes empresas para a importação, exportação de produtos, mercadorias, movimentações financeiras do governo no exterior e empréstimos para brasileiros que moram em outros países. Apesar de já definida pelo mercado, o Banco Central tem o poder de comprar a moeda para evitar a sua desvalorização ou valorização, dependerá bastante da situação.

2. Paralelo

Esta é a cotação de um mercado não autorizado, “não oficial”, mas vigiado pelo Banco Central. Este normalmente, são transações feitas sem contato com bancos ou agências de câmbio.

3. Turismo

A cotação valida quando você realiza uma viagem para outro país, usada por agências de viagens, intercâmbios, emissão de passagens, compras em moedas estrangeiras no cartão de crédito, gastos em estabelecimentos no exterior, etc.

Moedas estrangeiras mais usadas no mundo

Confira a seguir uma lista com algumas das moedas mais usadas e conhecias pelo mundo:

  • Dólar Americano;
  • Euro;
  • Libra Esterlina;
  • Iene;
  • Dólar Australiano;
  • Dólar Canadense;
  • Renminbi (Yuan);
  • Peso Argentino;
  • Libra Turca.

Há uma diversidade de moedas circulando pelo mundo, claro, mas as mencionadas na lista acima é sem dúvidas as que mais ouvimos falar e são utilizadas.

Qual a moeda mais cara do mundo?

A moeda mais cara, é o dinar do Kuwalt, que vale o equivalente a 3,26 USD (dólar americano) seguida da moeda Dinar do Bahrein que equivale cerca de 2,65 USD.

Conversos de moedas estrangeiras

Na internet, há várias formas gratuitas para realizar a conversão de moedas, por exemplo:

MNG Brasil

Para quem pensa em realizar uma viagem para o exterior, e chegou até aqui com o intuito de entender melhor sobre as moedas estrangeiras como por exemplo, “o que é, como funciona, quais as mais utilizadas e como converter”. Com essa mega dica a seguir você não precisará ficar mais preocupado, pois a empresa MNG Brasil, além de realizar transferências de dinheiro internacional, trabalha com várias moedas estrangeiras, realizando a conversão na hora mesmo de realizar envios de dinheiro para qualquer lugar do mundo. Acesse o site e conheça mais sobre a MoneyGram.

Conclusão

Planejamento é a chave de tudo que se diz respeito a viajar para o exterior, comprar e utilizar moedas estrangeiras. Para não ocorrer surpresas com os gastos elevados, buscar entender tudo sobre essas moedas, é algo essencial para quem está pensando em realizar uma viagem para fora do país. E foi pensando nisso, que decidimos escrever este artigo explicando em detalhes tudo sobre moedas estrangeiras.

Confira bem cada um dos meios de conversão mencionandos a cima, e também a MNG Brasil e quais são as moedas mais utilizadas pelo mundo todo.