A globalização emplacou uma nova dinâmica nas trocas comerciais, aproximando os países em que vivemos. Por conta disso, é muito importante que exista a taxa de câmbio para que seja possível a importação e a exportação de produtos, seja por governos ou seja por empresas. O câmbio faz com que a volatilidade das moedas sejam baseadas de acordo com a economia interna, fazendo com o que determine esse valor seja o uso ou o desuso da moeda ao redor do mundo.

Por conta disso, o valor de qualquer moeda do mundo é baseado na lei de oferta e demanda, o que faz com que os preços das moedas aumentem ou diminuam durante todos os dias e horários comerciais, sendo assim é muito importante entender sobre o câmbio e flutuação suja para entender isso pode influenciar o nosso dia a dia.

Entendendo sobre flutuação suja

A flutuação suja é uma taxa de câmbio flutuante em que o Banco Central de um país ocasionalmente intervém, quando necessário, para mudar a direção ou o ritmo do valor da moeda de um país. 

Na maioria dos casos, o Banco Central em um sistema de flutuação suja atua como um amortecedor contra um choque econômico externo, como o coronavírus, antes que seus efeitos se tornem devastadores para a economia interna. 

Vale salientar que uma flutuação suja também pode ser denominada como “flutuação gerenciada” já que a flutuação limpa não envolve intervenções de autoridades monetárias do país no mercado cambial.

Quando e como o Banco Central intervém no câmbio geralmente?

O Banco Central possui reservas internacionais para momentos de pânico ou crises que possam influenciar o valor do dólar aumentando ou diminuindo excessivamente em um curto período de tempo.

O método mais comum de intervir no câmbio é através de contratos de swap cambial. O Swap cambial é uma transação em que duas partes estão trocando uma quantidade de dinheiro equivalente entre elas, porém em diferentes moedas. Ambas as partes estão essencialmente emprestando dinheiro uma para a outra e pagarão a quantia em uma data futura especificada com a taxa de câmbio ajustada no dia final do contrato.

Além disso, não há risco do Banco Central não pagar a diferença, pois a autoridade monetária tem o poder de emitir moeda. Essa medida causa inflação, já que joga mais o real no mercado. Porém é uma medida melhor do que utilizar as reservas internacionais – medidas de último recurso, para quando há pouca demanda até para o swap cambial.

Situação da flutuação suja no Brasil

Atualmente, a flutuação suja vem sendo muito utilizada ao redor do mundo inteiro, e isso, faz com que analisar o câmbio do país não reflita a situação real da moeda e economia do país. Há países que utilizam dessa operação para controlar e manter estável a valorização ou desvalorização da moeda. Porém há países também que mantém taxas de câmbio artificialmente desvalorizadas no próprio país para aumentar a competitividade dos produtos no mercado internacional. 

No Brasil, o Banco Central utiliza o tipo de flutuação cambial do sistema híbrido, onde inclui a flutuação suja (intervenção), só que o câmbio geralmente permanece pelo livre-mercado pela lei da oferta e demanda. As intervenções irão ocorrer quando a taxa de câmbio sofrer oscilações excessivas em um curto período de tempo, assim, mantendo-a dentro dos valores estipulados normais perante os economistas.

Conheça a empresa ideal para você realizar suas transações de câmbio 

Agora que você tem uma boa noção sobre a flutuação suja, conheça a Moneygram Brasil,  uma empresa ideal para a realização de operações de câmbio, oferecendo transações para mais de 200 países. Sendo líder de mercado, conta como uma opção acessível e conveniente em relação aos bancos tradicionais, com a possibilidade de realização de transferências bancárias totalmente online ou presencialmente em uma das nossas agências, deixando tudo mais rápido e prático para você.

Além disso, a Mng Brasil permite usar vários métodos de pagamento, dependendo do serviço desejado, que pode variar de dinheiro físico, cartão de crédito e débito ou uma conta bancária para completar transações.

Acesse nosso site para tirar qualquer dúvida que possa aparecer pelo portal de atendimento nos nossos canais que funcionam das 09h às 18h, via whatsapp, telefone ou e-mail com profissionais competentes e qualificados para responder suas dúvidas e evitar preocupações em relação ao seu dinheiro.