A Bolívia é um país vizinho do Brasil, fazendo fronteira com os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre. Apesar de possuir o terceiro menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da América do Sul, a Bolívia possui belas paisagens que atrai diversos turistas e uma economia em ascensão, principalmente no setor de mineração.

O custo de vida na Bolívia é cerca de 7% mais barato que no Brasil e o aluguel chega a ser 20% menor que no Brasil. Apesar disso, pelo fato de haver muita miséria e pobreza no país, muitos bolivianos fogem para o Brasil em busca de condições dignas e melhores de vida.

O custo de vida mais baixo na Bolívia reflete a disparidade de valor entre a moeda da Bolívia e a brasileira, isso faz com que viajar seja uma incrível oportunidade de conhecer o país vizinho que possui muita riqueza em sua história, em sua relação com o Brasil, em paisagens naturais, em sua cultura que passa muitas vezes despercebido para as pessoas. 

Economia boliviana

A exploração mineral é o grande potencial econômico da Bolívia. Já as atividades agropecuárias e industriais possuem limitações, apesar de contribuir para o PIB. Agora, o papel do comércio e turismo estão em crescimento, beneficiando a economia local das cidades.

Na história recente do país, desde 2012, o banco central da Bolívia tem assegurado o valor do Boliviano em relação a outras economias. Ao mesmo tempo que, a taxa da inflação vem sendo gradualmente mantida sob controle, sendo que em 2019, registrou negativa em 2%, e com o declínio da inflação, a economia boliviana tem crescido de forma estável durante o mesmo período de tempo (2012 a 2019).

O real tem mais valor que a moeda da Bolívia?

A economia brasileira é mais estruturada e consolidada que a economia boliviana, pois a Bolívia depende muito do setor principal da mineração e o setor do turismo, além de enfrentar o problema de não possuir portos por não ter acesso ao mar, enquanto que o Brasil possui diversas riquezas, pólos industriais e portos que permitem a escoação de seus produtos para realizar comércio com outros países.

Para você ter noção do valor da moeda da Bolívia, que se chama Bolívar Soberano, 1 Real brasileiro equivale a pouco mais de 4,60 Bolívares. 

Mas para utilizar a moeda da Bolívia localmente e poder desfrutar das belezas naturais como o parque nacional de torotoro e o lago titicaca, cidades históricas ou apenas enviar dinheiro para um parente ou amigo, é necessário contar com uma opção segura e de confiança para providenciar a conversão e transferência do seu dinheiro, buscando assim, evitar qualquer dor de cabeça e você ter tranquilidade.

Mas afinal, como realizar a conversão do Real para o peso boliviano e enviar seu dinheiro para a Bolívia?

A Moneygram Brasil é uma empresa especializada em conversão de moedas e transferências internacionais de forma totalmente online que certamente vai te ajudar em todo o processo.

A Moneygram Brasil permite usar vários métodos de pagamento, dependendo do serviço desejado, que pode variar de dinheiro físico, cartão de crédito e débito ou uma conta bancária para completar transações.

PARA ENVIAR UM PAGAMENTO:

  • O remetente precisa entrar em contato com um agente que atua na MoneyGram; 
  • Para o destinatário: Solicite o número de referência da sua remessa;
  • Preencher o formulário de recebimento, informando o número de referência fornecido pelo remetente da remessa;
  • Com o formulário preenchido, e de posse de um documento de identificação válido com foto, será possível receber a transferência de dinheiro internacional.
  • Estrangeiros do Mercosul (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela): Carteira de identidade do Estrangeiro ou Passaporte;

Após a realização desse passo a passo, é possível acompanhar todo o procedimento pelo site da Moneygram Brasil  utilizando o número de referência que será fornecido e tirar qualquer dúvida que possa aparecer pelo portal de atendimento nos nossos canais que funcionam das 09h às 18h, via whatsapp, telefone ou e-mail com profissionais competentes e qualificados para responder suas dúvidas e evitar preocupações em relação ao seu dinheiro.